SOCUERROOOOOOO
Recentemente, a descoberta, no Arquivo Público de nosso Estado, da ata original da Adesão do Pará à Independência do Brasil, trouxe a tona um novo dia: 16 de agosto e não o 15, oficialmente estabelecido por decreto governamental como a data oficial desse reconhecimento do império brasileiro. Sobre esse episódio pode-se afirmar que
a)o reconhecimento tardio da independência do Brasil e a adesão ao governo de Pedro I, situado no Rio de Janeiro, decorre de diversos fatores dentre os quais a presença de oficiais portugueses, com destaque às ações do governador das Armas, José Maria de Moura e o interesse de comerciantes portugueses, que advogavam a subordinação do Pará a Lisboa e a volta ao estado de colônia
b)foi caracterizado por lutas sangrentas entre a população paraense constituída em grande parte por caboclos, mulatos e negros, liderados por Batista Campos e Felippe Patroni contra segmentos da elite portuguesa, que desejavam a manutenção dos laços administrativos entre o Pará e a antiga metrópole, advogando para isso que era necessário continuar com o status de Reino Unido.
c)a adesão do Pará quase um ano após o Grito do Ipiranga, se explica pelo fato de no início do século XIX, a população paraense, na sua maioria, ser portuguesa ou ter ascendência lusa, o que contribuía para manter a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, mas defendiam, principalmente os oficiais, o respeito à constitucionalização estabelecida após 1820.
d)caracterizou-se por vários levantes nos quartéis, principalmente após o 7 de setembro, pois os oficiais militares passam a apoiar o processo liderado pelo Partido Brasileiro a favor da emancipação política do Brasil, o que os colocava em confronto com a Junta Governativa do Pará formada, na sua maioria, por lusos, contrários ao governo de Pedro I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: AMIGAAAA NAO SEI MAS ISSO PODE TE AJUDAR PODE SER QUE A RESPOSTA ESTEJA AQUI NO MEIOO 15 de agosto, Dia da Adesão do Pará, é uma data importante que significa a independência da Província do Grão Pará.
Em 1823, o Pará era a única província que ainda não tinha aderido à Independência do Brasil, ocorrida no dia 07 de setembro. Um ano depois a Província do Pará passa a aderir ao Brasil.
Mas essa adesão não foi fácil. Dom Pedro I, Imperador do Brasil, enviou pra cá um comandante de fragata inglês, John Grenfill, contratado para criar aqui a Marinha. Ele foi designado com a missão de trabalhar o movimento para incorporar o Pará ao Brasil.
A consagração da Adesão ocorreu após uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, sede da Colônia Portuguesa à época, local em que no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado, rompendo de vez com Portugal.
A Lei
Criado pela Lei n° 5.999, de 10 de Setembro de 1996, o feriado que este ano celebra 23 anos teve o objetivo de comemorar a Data Magna do calendário paraense. De acordo com o Projeto de Lei do então deputado estadual Zeno Veloso, que instituiu o feriado, a data também seria uma oportunidade para realizar solenidades cívicas e atividades educacionais que possibilitassem ao cidadão paraense conhecer e preservar a importância da data para o Estado.
O feriado de 15 de agosto não surgiu apenas com o objetivo de se criar mais uma data comemorativa no calendário oficial do Estado, foi instituído como base na Lei Federal nº 9.093, de setembro de 1995, que obrigou os Estados a determinarem um dia para a comemoração da sua Data Magna. Nesse contexto, todos os estados brasileiros criaram suas próprias datas comemorativas.