"Sócrates - [...] Porém agora responde a uma perguntinha sobre isso mesmo, que em boa hora me fizeste lembrar. Recentemente, meu caro, alguém me pôs em grande apuro, numa discussão em que eu rejeitava determinadas coisas como feias e elogiava outras por serem belas, havendo me perguntando em tom sarcástico, o interlocutor: Qual é o critério, Sócrates, para reconheceres o que é o belo e o que é feio? Vejamos, podeás dizer-me o que seja o belo? [...] Explica-me com precisão o que é o belo e esforça-te por dar-me resposta tão exata quanto possível, para que eu não me cubra de ridículo com outra derrota" (PLATÃO. Hípias Maior). Neste trecho de Hípias Maior Sócrates confronta Hípias, Protagóras e Górgias sobre seus conhecimentos sobre o belo. Esse confronto realizado por Sócrates, porém, possui método, sendo a ironia e a maiêutica os principais recursos desse método. Com base no texto assinale qual alternativa explica corretamente o uso da ironia por Sócrates.
A) A ironia socrática consistia em zombar das pessoas, ridicularizando-as em meio as debates, ressaltando suas características físicas e fazendo caricaturas dos raciocínios alheios.
B) A ironia socrática era um recurso utilizado por Sócrates para vencer o debate mesmo tendo os piores argumentos.
C) Através da maiêutica Sócrates induzia a pessoa a chegar a um conhecimento por seu próprio raciocínio através de perguntas, como explicita no início do texto dizendo: “Porém agora responde a uma perguntinha sobre isso mesmo”.
D) Ao afirmar “explica-me com precisão o que é o belo” Sócrates retoma a frivolidade dos debates dos sofistas.
E) Ao afirmar “explica-me com precisão o que é o belo” Sócrates reforça que a verdade deve ser imposta, não é fruto do diálogo nem da razão, mas sim da força
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra a
Explicação:
por favor curte e comenta e aperte no coração
Perguntas interessantes