Pedagogia, perguntado por fatylampertp6mwwv, 1 ano atrás

“Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, William José. O devir da verdade: Fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40.

De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Sócrates, analise as sentenças a seguir e assinale V (verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (falso) para as afirmativas falsas:

I.( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziam-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II.( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III.( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, uma vez que esse filósofo não nos deixou registros escritos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A F – V – V
B V – V – F
C F – F – V
D V – F – V
E V – F – F

Soluções para a tarefa

Respondido por lamperttania
0

Resposta:

A F – V – V

Explicação:

As afirmativas II e III são corretas, visto que, para Sócrates, “a razão é perfeitamente capaz de alcançar a verdade, no entanto, esta, por vezes, não pode ser vista, porque o discurso humano é carregado de ambiguidades e contradições” (livro-base, p. 27). Além disso, “embora tenha sido uma personalidade importante em seu tempo (século V a.C.), Sócrates não deixou escrito algum. Por isso, hoje só podemos conhecê-lo de forma indireta, por meio do que outros – tanto admiradores como opositores – escreveram sobre ele” (livro-base, p. 27). Em contrapartida, a afirmativa I está errada, pois, “a solução sofista para o problema da verdade tem consequências tremendas. Se não é possível ter certeza sobre o que quer que seja, jamais se pode afirmar categoricamente que uma ação é boa ou má, moral ou imoral. Tudo se torna uma questão de ponto de vista. [...] As noções de bem e mal, de certo e errado, esvaziam-se e, assim, emerge o mais completo relativismo moral. [...] Para [Sócrates], a razão é perfeitamente capaz de alcançar a verdade, no entanto, esta, por vezes, não pode ser vista, porque o discurso humano é carregado de ambiguidades e contradições. A dificuldade, portanto, estaria não na natureza da verdade, mas no método para obtê-la que não podemos vê-la” (livro-base, p. 26,27).

Respondido por rayanluvisottoteixei
0

Resposta:

sla so sei que to fazendo iso pra ganha pont0o

Explicação:

sua mae

Perguntas interessantes