Sócrates, Platão e Aristóteles: Escolha uma: a. Foram os primeiros filósofos gregos a abolir o conceito de alma (psiché). b. Foram os primeiros propositores do senso comum. c. Já falavam de funções mentais e aspectos comportamentais, mas não fundamentaram cientificamente os fatos que afirmavam. d. Foram os primeiros propositores da Psicologia científica. e. Fundamentaram de forma lógica e com fatos cientificamente comprováveis o conceito de personalidade.
Soluções para a tarefa
Alternativa C: Já falavam de funções mentais e aspectos comportamentais, mas não fundamentaram cientificamente os fatos que afirmavam.
Sócrates (469-399 a.C.) propôs o conceito de razão definindo-a como característica essencialmente humana, que faz do homem um ser superior aos seus instintos, ao contrário dos animais.
Tal conceito foi aperfeiçoado por seu discípulo, Platão (428-348 a.C.) que a definiu como um dos aspectos da “alma”, que se separava do corpo após a morte.
Aristóteles (384-322 a.C.), também discípulo de Platão, formulou seu conceito de “alma”. Para ele a alma seria inseparável do Introdução à psicologia corpo e presente em todos os seres vivos, pois, para este filósofo, a alma é o princípio da vida, dividida em vegetativa, perceptiva e racional.