Sócrates nasce por volta de 470 a.C. em Atenas, cidade na qual viveu até sua morte em 399 a.C. Seu pai, Sofrônico, era escultor e sua mãe, Fenarete, parteira. Sócrates foi o primeiro pensador a refletir filosoficamente sobre a moral, a política e a conduta humana. Esse é um ponto central que o distingue dos naturalistas (pré-socráticos). Sobre a biografia de Sócrates e sua filosofia:
MAZIA, V,H. História da Filosofia. Maringá-PR: Unicesumar,2019.
Quando ouvimos falar sobre quem foi Sócrates, o que disse ou fez, sobre sua filosofia e conduta, dependemos de fontes:
Alternativas
Alternativa 1:
genuinamente socráticas, pois Sócrates escreveu alguns diálogos apresentando a sua maneira de filosofar, conhecidos como diálogos socráticos.
Alternativa 2:
Secundárias, como as obras escritas por Empédocles
Alternativa 3:
Cômicas, como a peça intitulada As Nuvens, de Aristófanes, na qual o filósofo é retratado como era exatamente conhecido em Atenas.
Alternativa 4:
Secundárias, principalmente pelos diálogos de seu discípulo Platão, fonte mais fidedigna do filósofo; de uma Apologia de Xenofonte; de As Nuvens de Aristófanes, na qual o filósofo é satirizado; e de comentários e alusões de Aristóteles em seus tratados.
Alternativa 5:
de fontes tardias, como as de Diógenes laercio e Sexto Empírico
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 4
Apesar de Sócrates representar um divisor de águas dentro da filosofia, o mesmo ão teve a oportunidade dele mesmo escrever suas obras, diálogos e pensamentos. Morto pelas autoridades da época, exatamente por propor um novo de vida, ele teve sua vida representada de forma secundária por um de seus mais fiéis alunos: Platão, o qual foi responsável pela escrita e divulgação de diversas obras.
Perguntas interessantes