socrates nada de escrito deixou para que a posteridade pudesse conhecer seu pensamento. O que se sabe a respeito dele vem de discípulo e admiradores, que o exaltam (principalmente Platão e Xenofonte) ou de adversários, que o satirizam (principalmente Aristófanes). Qual a diferença entre a Maiêutica e ironia?
Soluções para a tarefa
Saudações, meu caro.
Irei te explicar qual é a diferença entre a Maiêutica e a ironia em Sócrates.
Mas antes, vou te contar quem era Sócrates de uma forma bem simples e legal para você entender melhor, tudo bem?
Sócrates era , basicamente, um homem sábio que andava pela cidade de Atenas procurando os homens que se diziam super inteligentes e que achavam que sabiam de tudo. Ao encontrar esses homens, Sócrates fazia perguntas específicas e bem boladas para esses homens que se diziam inteligentes e sábios, até o ponto em que esses homens não sabiam responder.
Mas qual era o objetivo de Sócrates? O objetivo dele era justamente mostrar que aquelas pessoas estavam tão envaidecidas achando que sabiam de tudo, mas na verdade elas não sabiam de nada. Aquilo era apenas vaidade. Por isso, Sócrates queria fazer com que elas aceitassem que não há como saber de tudo, e que elas precisavam ser mais humildes. Isso é uma lição para todos nós, que às vezes nos achamos super inteligentes e que sabemos de tudo, mas temos de reconhecer que não somos o centro do universo e não sabemos tudo.
Gostou dessa história resumida? Bem legal, né?
Agora que você já está entendendo, vamos para a diferença entre Maiêutica e ironia:
Ironia naquela época significava perguntar. Lembra que eu te expliquei que Sócrates fazia perguntas que os que se diziam sábios não sabiam responder? Isso era a ironia em Sócrates.
A maiêutica era quando Sócrates , depois de fazer as perguntas, tentava fazer a pessoa refletir e aceitar que ela não sabia de tudo, e que ela deveria encontrar a verdade, pois o que aquela pessoa pensava estava errado.
Então a diferença é: A ironia eram as perguntas feitas por Sócrates, a maiêutica era o processo de indução feito por Sócrates, que visava fazer o interlocutor aceitar que não sabia sobre o assunto e depois disso tentar achar uma verdade sobre o assunto sobre o que eles conversavam.
Conseguiu entender tudo? Um abraço!! Se puder, clique em melhor resposta, tudo bem? Até mais!!