Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma problemática central na filosofia socrática, pois "a briga" de Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e a valorização pela busca da verdade. Sobre Sócrates e a sua concepção ética e moral, assinale a alternativa INCORRETA. *
a) Nas conversas, Sócrates privilegia as questões morais, por isso em muitos diálogos pergunta o que é a coragem, a covardia, a piedade, a amizade e assim por diante.
b) Com Sócrates a moral se torna uma questão de pública. Vivendo o apogeu da cidade de Atenas, em pleno século V a.C., Sócrates faz de Atenas a “civilização do discurso político”, lugar onde todo projeto, toda decisão importante, passa pela discussão pública em comum.
c) Sócrates transporta a antiga especulação racional para o terreno ateniense da moralidade, tentando superar a crise dos valores de Atenas para dar novamente à sua moral um fundamento sólido porque pessoal (não-Estatal) e racional (não-religioso).
d) A respeito dos questionamento morais, o importante é que os homens dizem acerca do que fazem e como justificam o que querem.
e)Com Sócrates há uma passagem das questões sobre o universo físico para interrogações sobre moral, de meditação solitária, torna-se diálogo. Assim, Sócrates, filósofo urbano, vai onde estão os atenienses, sobretudo na ágora.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
a resposta correta é a D
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás