“Sócrates: [...] Imagine homens que estão numa morada subterrânea, semelhante a uma furna, cujo acesso se faz por uma abertura que abrange toda a extensão da caverna que está voltada para a luz. Lá estão eles, desde a infância, com grilhões nas pernas e no pescoço de modo que fiquem imóveis onde estão e só voltem a olhar para frente, já que os grilhões os impedem de virar a cabeça [...] Em primeiro lugar, pensas que esses homens já viram de si mesmos e dos companheiros algo que não fossem as sombras projetadas pela fogueira diante deles, na parede da caverna? Gláucon: Como poderiam? Eram obrigados a permanecer com as cabeças imóveis durante toda a vida [...]! Sócrates: Então, se fossem capazes de conversar entre si, não achas que eles pensariam que, ao dar nome ao que estavam vendo, estariam nomeando coisas realmente existentes? Glácon: Forçosamente!" (PLATÃO, A República, Livro VII). O trecho acima foi retirado da famosa Alegoria da Caverna. Nesse trecho, do início da Alegoria, Platão está falando das sombras projetadas na parede em frente aos prisioneiros. Sobre as sombras da Alegoria da Caverna e sua relação com a Alegoria do Sol é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Olá! Platão tenta demostrar através dessa alegoria a escuridão que está quem não tem conhecimento, também mostra a saída,o lado de fora do qual a luz está,que representa o parto,o dar a luz,o nescimento.Em outras palavras,o estudar!
quem retrata bem essa matáfora é o filme Matrix.Hoje na nossa situação atual, vivemos praticamente na mesma prisão.no entanto,precisamos fazer o impossível pra nos libertar dessa escura prisão que nus foi imposta,por um governo capitalista e que nos coloca na mesma condição do mito das cavernas ainda hoje!
Perguntas interessantes
Direito,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Espanhol,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás