Filosofia, perguntado por alecastilhoacc, 5 meses atrás

Sócrates foi um filósofo que não tinha medo das polêmicas; ao contrário, sempre que podia, o filósofo procurava dialogar com seus concidadãos sobre assuntos que, muitas vezes, eram dados como óbvios ou sobre temas polêmicos. Nesse sentido, a maiêutica foi a metodologia utilizada por Sócrates para fazer com que as pessoas criassem ideias ao invés de seguir como ovelhas o rebanho. O desafio trata de um assunto polêmico que alguns países ocidentais estão colocando em debate no cenário político: o aborto. Em torno desse tema há opiniões a favor e outras contra a legalização do aborto. Tendo em vista o método maiêutico de Sócrates, realize Desafio a seguir. Descrição da imagem não disponívelVocê vai escolher entre o pai ou a filha e suas respectivas posições e deve utilizar do método maiêutico de Sócrates para interpelar a posição defendida por ele ou ela. Como você faria?

Soluções para a tarefa

Respondido por moreiraep
1

Resposta:

Modelos das duas respostas:

Explicação:

Opção 1- Escolheria a irmã de meu amigo e faria da seguinte forma a interpelação ao pai:

Deus existe? Sim ou não? A alma existe? Como surgiu o universo? A resposta não poderá ser comprovada, pois pertence ao âmbito subjetivo; não há como comprovar a existência de Deus ou da alma, trata-se da esfera da crença, da experiência, mas ela não demonstrável.

Quando começa a vida? Nem mesmo a ciência possui uma posição unânime. Pois há a hipótese genética que defende que a vida inicia quando o óvulo encontra o espermatozoide e inicia a fecundação, ou seja, desde aí teríamos a formação da vida; outra hipótese diz que o embrião, nos seus primeiros 15 dias, pode se dividir em 2 ou 3 embriões, ou seja, como uma pessoa pode surgir e depois se transformar em dois ou três embriões? Além disso, cerca de 50% dos embriões não conseguem se fixar ao útero.

Diante das urgências que surgem no dia a dia em relação ao aborto, ele aparece como um problema social, logo, um problema político. Nesse sentido, diante da desigualdade social agravante das sociedades capitalistas, muitas mulheres são condenadas a fazerem o aborto em condição sub-humanas, pela falta de acesso à assistência médica necessária. Em contrapartida, mulheres em boas condições econômicas também realizam o aborto, no entanto, têm acesso a uma forma segura de assistência médica. Logo, o aborto é realizado, o que acontece é que mulheres pobres, devido à sua condição de exclusão social e econômica, não têm acesso à assistência médica necessária e procuram meios caseiros de realizar tal procedimento, vindo a falecer. Enquanto isso, uma outra parte, menor, faz o aborto em boas condições. Nesse sentido, o aborto é um problema político que a sociedade e o Estado não resolvem, ou melhor, preferem fechar os olhos.

Opção 2 – Você tomaria a mesma posição do pai de seu amigo e poderia dizer que é contra o aborto:

Poderia argumentar questionando: quem pode tirar a vida de alguém? Alguns estudos levantam a ideia de que menos de 1% dos casos de aborto no Brasil são realizados por vítimas de estupro. Logo, a maioria dos abortos acontece por escolha da própria mulher, devido a pensamentos e circunstâncias como "o que vai ser de mim com esse filho?" ou "preciso me formar na faculdade antes de ser mãe". Nesses casos, a liberdade de alguém não pode superar o direito de existir de uma pessoa.

Perguntas interessantes