Filosofia, perguntado por larasamara11, 6 meses atrás

Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, assinale a alternativa CORRETA:
A) A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
B) A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais.
C) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade persuadir as pessoas a aceitarem e internalizarem a ideia do próprio Sócrates como se fossem suas.
D) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.

Soluções para a tarefa

Respondido por gumizuno
2

Resposta:

Alternativa B).

Explicação:

A) Errada. Sócrates não se baseava em mitos, pois acreditava no uso racional e lógico para se chegar a verdade pela filosofia.

B) Correta. A filosofia de Sócrates era definida pelo método socrático, a partir de duas fases, a ironia e a maiêutica.

Ironia: questionar, duvidar se determinado argumento pode ser efetuado.

Maiêutica: parir o conhecimento, buscar a verdade, o conhecimento.

C) Errada. A maiêutica era a busca da verdade por meio do diálogo e do uso racional. Lembrando que Sócrates era contra o uso persuasivo de argumentos, tanto que era opositor dos sofistas demagogos na Ágora.

D) Errada. A filosofia socrática era inferiorizada pela sociedade vigente da época grega. Tamanha era essa discriminação que Sócrates foi condenado à morte por corromper a mente dos jovens. Mesmo assim, Sócrates aceitou a morte, não como alguém que desistiu de seus ideias, mas como alguém que continuou defendendo sua índole independente de vivo ou morto.

Perguntas interessantes