Filosofia, perguntado por ariadnemariane12, 9 meses atrás

SÓCRATES – Como admirar-se, então, de que aqueles que não conhecem a verdade, além de terem opiniões ilusórias acerca de muitas outras coisas, também encarem de tal modo o prazer, [...] quando passam da dor ao estado intermediário, convencem-se de ter alcançado a satisfação e o prazer – e, como alguém que, por não conhecer o branco, visse no cinzento o contrário do preto, também eles, por ignorância do prazer, se enganam vendo na ausência de dor o contrário desta.GLAUCO – Não me admiro disso, por Zeus! Antes me admiraria se não fosse assim.” (Platão, A República, Livro IX)

1. A partir de seus conhecimentos sobre a ética platônica, explique a quem Sócrates está se referindo no trecho da obra “A República”. Justifique a resposta.

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Respondido por marijo1
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Resposta:

“SÓCRATES – Como admirar-se, então, de que aqueles que não conhecem a verdade, além de terem opiniões ilusórias acerca de muitas outras coisas, também encarem de tal modo o prazer, [...] quando passam da dor ao estado intermediário, convencem-se de ter alcançado a satisfação e o prazer – e, como alguém que, por não conhecer o branco, visse no cinzento o contrário do preto, também eles, por ignorância do prazer, se enganam vendo na ausência de dor o contrário desta.GLAUCO – Não me admiro disso, por Zeus! Antes me admiraria se não fosse assim.” (Platão, A República, Livro IX)    

1. A partir de seus conhecimentos sobre a ética platônica, explique a quem Sócrates está se referindo no trecho da obra “A República”. Justifique a resposta.

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Resposta esperada: No trecho destacado podemos perceber que Sócrates se refere as pessoas comuns que não exercem a filosofia, pois são aqueles que “não conhecem a verdade”. E não conhecem a verdade pois quando atingem um nível intermediário de prazer já se dão por satisfeitos e desconhecem que a ausência da dor não se identifica realmente com o prazer.

 

2. Assinale a alternativa que demonstra os conceitos pelos quais Platão faz referência ao saber do senso comum e o saber do filosófico:

Feedback : Doxa e Episteme.

"Sócrates - Quando é, pois, que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente. Símias - Dizes uma verdade. [...] Sócrates - E, sem dúvida alguma, ela raciocina melhor precisamente quando nenhum empecilho Ihe advém de nenhuma parte, nem do ouvido, nem da vista, nem de um sofrimento, nem sobretudo de um prazer - mas sim quando se isola o mais que pode em si mesma, abandonando o corpo à sua sorte, quando, rompendo tanto quanto Ihe é possível qualquer união, qualquer contato com ele, anseia pelo real? Símias - É bem isso! Sócrates - E não é, ademais, nessa ocasião que a alma do filósofo, alçando-se ao mais alto ponto, desdenha o corpo e dele foge, enquanto por outro lado procura isolar-se em si mesma? Símias - Evidentemente! [...] Sócrates - [...] E é este então o pensamento que nos guia: durante todo o tempo em que tivermos corpo, e nossa alma estiver misturada com essa coisa má jamais possuiremos completamente o objeto de nossos desejos! Ora, este objeto é, como dizíamos, a verdade. Não somente mil e uma confusões nos são efetivamente suscitadas pelo corpo quando clamam as necessidades da vida, mas ainda somos acometidos pelas doenças - e eis-nos às voltas com novos entraves em nossa caça ao verdadeiro real! O corpo de tal modo nos inunda de amores, paixões, temores, imaginações de toda sorte, enfim, uma infinidade de bagatelas, que por seu intermédio (sim, verdadeiramente é o que se diz) não recebemos na verdade nenhum pensamento sensato. [...] Inversamente, obtivemos a prova de que, se alguma vez quisermos conhecer puramente os seres em si, ser-nos-á necessário separar-nos dele e encarar por intermédio da alma em si mesma os entes em si mesmos. Só então é que, segundo me parece nos há de pertencer aquilo de que nos declaramos amantes: a sabedoria." (O corpo como entrave - Platão, Fedon)

 

3. Faça uma síntese da concepção de Platão sobre a relação corpo-espírito?

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R: Para Platão o ser humano é formado por uma dualidade corpo-espírito onde o corpo acaba servindo como empecilho na busca do conhecimento ao qual o espírito tanto almeja.

 

O trecho citado faz alusão a teoria das ideias de Platão? Por quê?

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R: Sim, pois ao expor a ideia de que o espírito busca a verdade ele expõe a necessidade de nos desvencilharmos do mundo material e atingirmos uma aproximação com as verdades do plano inteligível.

 

Do seu ponto de vista, a concepção platônica tem adeptos ainda hoje? Justifique.

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R: (Resposta possível) Sim, pois quando as religiões de matriz cristã afirmam a necessidade de superar as vontades do corpo (o pecado) para a ascensão ao paraíso, fazem referência direta a teoria platônica de que a verdadeira virtude está em não se deixar persuadir pelo material, pois além desses há valores universalmente válidos.

Explicação:

Todas corrigidas pelo Classroom.

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