SOCORROOOOOOOOOOOOO!!! IMPORTANTÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!! É PRA AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1.O que são doenças autoimunes? Cite exemplos.
2. Diferença entre imunização ativa e passiva,como são fabricados,como agem,qual a importância e qual a diferença.
3. O que é câncer? Quais os principais fatores de risco ligados à essa doença?
4. Como funcionam transplantes de órgãos,o que leva um órgão a ser rejeitado e como evitar essa rejeição.
Soluções para a tarefa
1- São Doenças em que o sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis.
Ex:
Artrite reumatoide
Uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações.
Síndrome de Sjögren
Distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.
Esclerose múltipla
Doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos.
2. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite . imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.os antígenos presentes nas vacinas estimulam a produção de anticorpos pelo sistema imunológico, produzindo células de memória. Dessa forma, caso o organismo seja invadido pelo microrganismo pelo qual foi imunizado, ele reagirá de forma rápida e intensa contra os invasores, destruindo-os e não deixando que a doença se desenvolva, ou em certos casos, se desenvolva de forma branda.
A diferença entre imunização ativa e passiva (Soros e vacinas), A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Já A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. os antígenos presentes nas vacinas estimulam a produção de anticorpos pelo sistema imunológico, produzindo células de memória.
Importância: Soro e vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, entretanto, são usados em ocasiões diferentes, apesar de terem um objetivo comum que é proteger nosso corpo contra substâncias estranhas. Os dois produtos são fabricados a partir de organismos vivos, sendo, portanto, chamados de imunobiológicos.
3-Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento e multiplicação anormal e descontrolado das células. Os principais fatores de risco são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.
4.O transplante de órgãos é a transferência de tecidos, partes do corpo, células ou órgão de uma pessoa doadora para outra receptora. O transplante tem como objetivo o restabelecimento de uma função prejudicada no corpo da pessoa receptora. Em pessoas afetadas por doenças que, em alguns casos, seriam incuráveis, o transplante de órgãos pode trazer enormes benefícios para a saúde. Anualmente, milhares de pessoas adquirem ou descobrem algum tipo de doença onde a única solução é o transplante de órgãos.
Uma rejeição de transplante ocorre quando o sistema imune do receptor ataca o órgão ou tecido transplantado. A resposta imune protege o corpo contra substâncias potencialmente nocivas ("antígenos"), como microorganismos, toxinas e células cancerosas.