SOCORRO
SOCORRO! POR FAVOR, PRECISO PARA HOJE!
Analise a oração sobre as regras de semântica e marque alternativa correta:
Quero a rosa que tu és.
A palavra ROSA é considerada:
Escolha uma:
a. homonímia.
b. conotação.
c. denotação.
d. hiperonímia.
e. polissemia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Semântica: Sinonímia, Antonímia, Homonímia eParonímia
Muitos candidatos pensam que não precisam estudar este tópico porque o julgam fácil. Acreditem, não é tãofácil quanto parece: quem sabe a diferença entre incipiente e insipiente? E incontinente e incontinenti? Edespercebido e desapercebido?Vejam se acertaram: incipiente significa “principiante”; insipiente, “ignorante”. Incontinente significa“imoderado”, já incontinenti, “imediatamente”. Por fim, despercebido significa “não percebido”, ao passoque desapercebido, “desprovido”.Acho que ficou claro que o assunto merece uma atenção especial.Vamos a ele, então.
Sinonímia
é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir omesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso desinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termosublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minhacasa e verá como meu lar é aconchegante.”Para saber se o candidato domina mais esse subterfúgio da Língua Portuguesa, a banca pede a ele quesubstitua palavras ou termos retirados do texto e assinale em qual opção encontram-se aqueles que nãoalteram o sentido, ou os que alteram.Para se resolver esse tipo de questão é importante que o candidato tenha um certo domínio lexical, ou seja,que conheça muitas palavras, o que é possível conseguir por meio de muita, mas muita leitura. Pode-se ler detudo. Jornais, revistas, livros, bulas de remédio, outdoors, placas de trânsito... o fundamental é ser um leitor crítico, aquele que busca informação, que reflete a respeito.
Antonímia
nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro efora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são
opostos
, ou seja, excluem-se.
Homonímia
é a identidade fonética e/ou gráfica de palavras com significados diferentes. Existem três tiposde homônimos:
•
Homônimos homógrafos – palavras de mesma grafia e significado diferente. Exemplo: jogo(substantivo) e jogo (verbo).
•
Homônimos homófonos – palavras com mesmo som e grafia diferente. Exemplo: cessão (ato deceder), sessão (atividade), seção (setor) e secção (corte).
•
Homônimos homógrafos e homófonos – palavras com mesma grafia e mesmo som. Exemplo: planta(substantivo) e planta (verbo); morro (substantivo) e morro (verbo).
stevandejesus21:
cara, muito obg mesmo..
Perguntas interessantes