Socorro!
Marque as afirmações corretas.
11. A crítica ao movimento a Semana de arte Moderna foi severa, as pessoas ficaram desconfortáveis com tais apresentações e não conseguiram compreender a nova proposta de arte. Os artistas envolvidos chegaram a ser comparados aos doentes mentais e loucos.
12. No segundo dia da Semana de Arte Moderna, houve apresentação musical, palestra do escritor e artista plástico Menotti del Picchia, e a leitura do poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira. Ronald de Carvalho fez a leitura, pois Bandeira encontrava-se em uma crise de tuberculose. Nesse poema, a crítica à poesia parnasiana era severa, o que fez o público reagir com muitos aplausos, demonstrando seu apoio a Semana.
13. Após a Semana de Arte Moderna, considerada um dos marcos mais importantes na história cultural do Brasil, foram criadas inúmeras revistas, movimentos e manifestos A partir disso, diversos grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse novo modelo.
14. O Modernismo iniciou-se em Portugal na segunda década do século XX, em um período de fortes tensões sociais. Em 1926, um golpe militar apoiado pela burguesia levou ao poder um governo de direita. Sete anos depois, iniciou-se o Estado Novo, uma ditadura sob o coando de Antonio de Oliveira Salazar. Esse regime autoritário persistiu até a Revolução dos Cravos, em 1974.
15. Em 1927, foi lançada a Revista Presença. O grupo dessa revista, ao contrário de Orpheu contestava os princípios de renovação e inovação.
16.Fernando Pessoa criou vários heterônimos, entre eles, Alberto Caeiro. Este ensina que o verdadeiro entendimento do mundo é alcançado por meio dos sentidos humanos em conjunto direto com as coisas, seu o intermédio do pensamento.
17. No poema, "Chuva Oblíqua", de Fernando Pessoa, o poeta não faz uma confissão imediata de um estado de espírito, mas uma elaboração das emoções. A paisagem é apresentada por fragmentos que remetem ao cenário exterior - um lugar ensolarado coposto por árvores e flores - , mesclado às sensações do poeta - representadas pelo porto sombrio.
18. No poema "Isto", o eu líricvo afirma que os sentimentos expressos em um poema são sentidos pelo coração, e pela imaginação. O poeta seria capaz de experimentar, apenas pela atividade intelectual.
19. No poema de T.S. Eliot (p.54), ao afirmar que "abril é o mais cruel dos meses", o eu lírico inverte a imagem positiva da primavera (que começa em abril, no hemisfério norte), normalmente associada à ideia de renascimento, bem como, ao contrário da expectativa comum, associa ao inverno as noções de calor e vida. Segundo Hugo Friedrich, a nova poesia pressupõe a criação de sentidos a partir de tensões formais.
20.Os futuristas exaltavam a modernidade, especialmente o surgimento do automóvel. No texto, "A Pane", do suíço Friedrich Dürrenmatt, escrito em 1955, décadas depois do surgimento do Futurismo, vemos como o autor expõe e problema mecânico que pode surgir no automóvel, deixando o próprio dono também em pane.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
17 e a correta pela muita professora
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás