História, perguntado por gabrielimartinpb37t0, 10 meses atrás

(SOCORRO!!) Grandes epidemias na história da humanidade

Peste negra, cólera, tuberculose, gripe espanhola, Aids. Ao longo da história foram muitas as epidemias que mataram milhões de pessoas
Peste negra, cólera, tuberculose, gripe espanhola, Aids ... Ao longo da história foram muitas as epidemias que mataram milhões de pessoas. Algumas doenças foram combatidas e até erradicadas graças ao desenvolvimento de medicamentos e vacinas; outras, embora ainda sem cura, podem ser mantidas sob controle.


Covid-19 - Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China, e tem se espalhado por vários países, levando cidades a entrarem em quarentena. O número de pessoas infectadas pelo Coronavírus, de acordo com a OMS, passou de 100 mil em todo mundo, das quais mais de 3.500 morreram em 101 países e territórios.


Peste Negra - Também conhecida como peste bubônica, a epidemia matou boa parte da população do planeta no século XIV, principalmente de países da Europa e Ásia. A doença foi sendo combatida à medida que foi se melhorando a higiene e o saneamento das cidades, diminuindo a população de ratos urbanos.

Cólera - Conhecida desde a Antiguidade, teve sua primeira epidemia global em 1817. O vibrião colérico é transmitido por meio de água ou alimentos contaminados. A cólera é uma doença que surgiu na Índia e se espalhou pelos demais países durante o século XIX, se disseminando através da contaminação de comida e água.

Tuberculose - O combate foi acelerado em 1882, depois da identificação do bacilo de Koch, causador da doença. Hoje, à base de antibióticos, a tuberculose pode ser curada com um tratamento intensivo, mas durante o século XIX, na Europa, a epidemia matou aproximadamente um quarto da população adulta do continente.

Varíola - A doença atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. Até celebridades da história como o faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luís XV da França tiveram a temida "bexiga". Uma vacina foi inventada em 1796 para combater a doença, mas ela voltou em 1960. É considerada erradicada do planeta desde 1980, após campanha de vacinação em massa.

Gripe espanhola - Em 1918, uma mutação do vírus da gripe se espalhou rapidamente pelo mundo e, em questão de um ano, matou pelo menos 50 milhões de pessoas. Foi batizada de gripe espanhola, embora tenha feito vítimas no mundo todo. No Brasil, matou até o presidente Rodrigues Alves.

(Restante e atividade nos comentários)

Soluções para a tarefa

Respondido por BNZINNFF
5

Resposta:A tuberculose é uma doença infecciosa que se inicia, habitualmente, pela inalação da bactéria Mycobaterium tuberculosis pelos pulmões e é transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente. A tuberculose pulmonar é uma doença mundial e o Brasil ainda é um dos países que têm mais casos, apesar da longa história de combate a ela.

Explicação:

Perguntas interessantes