Socorro gente!!!
Me ajudem nessa questão de alternativas aqui pfv!!!
O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. Esses dois países apresentavam grande influência política, econômica e militar, interferindo nas relações políticas de todo o planeta.O Mundo Bipolar se estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial (1945), onde grande parte dos países europeus envolvidos no conflito, em especial a Alemanha, Itália, Áustria, Reino Unido e França, encontravam-se extremamente abalados devido à destruição de indústrias, propriedades agrícolas, pontes, rodovias, ferrovias, além da redução significativa do contingente populacional – estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas morreram na Europa durante a guerra.Esse cenário foi propício para expansão da influência estadunidense e soviética que, mesmo participando ativamente desse conflito, conseguiram atingir prosperidade econômica, fortalecer o aparato militar, fabricar armas nucleares e exercer controle em alguns territórios. Porém, havia grande rivalidade entre as duas superpotências, que apresentavam sistemas políticos antagônicos: EUA (capitalista) e URSS (socialista), fato que provocou a divisão do mundo em dois grandes blocos com ideologias distintas.A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia. Os Estados Unidos, por sua vez, criou o Plano Marshall, destinando verbas para a reestruturação dos países envolvidos na guerra, além de expandir sua hegemonia na América, Oceania, Europa Ocidental e na maioria dos países africanos e asiáticos.Essa corrida para demarcar e ampliar áreas de influência desencadeou uma série de conflitos armados e intervenções políticas. Entre os acontecimentos relacionados a esse processo estão: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, divisão do território alemão, fornecimento de armas para conflitos étnico-separatistas na África, financiamento para as ditaduras militares no Brasil e no Chile, golpes políticos na Hungria e na antiga Tchecoslováquia, etc.Essa ordem geopolítica bipolar começou a enfraquecer durante a década de 1980, visto que a URSS, em razão da estagnação industrial e agrícola, enfrentou uma intensa crise econômica que resultou na queda de produtividade de bens de consumo – roupas, alimentos, eletrodomésticos, etc. O país atingiu tal situação em face dos altos investimentos em armamentos e a defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Após 46 anos, teve fim o Mundo Bipolar, fato concretizado com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.EUA e URSS protagonizaram a divisão do mundo em dois grandes blocos.Por: Wagner de Cerqueria e Francisco 1º) Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre o mundo bipolar e multipolar, podemos assinalar como INCORRETO: *
1 ponto
a) ambos os termos referem-se às ordens mundiais de seus respectivos períodos históricos.
b) a bipolaridade caracterizou-se pela oposição entre duas ideologias, ao passo que na multipolaridade não há esse tipo de dualidade.
c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar.
d) a multipolaridade pauta-se na disputa econômica; a bipolaridade era marcada pela corrida armamentista.
Nenhuma das alternativas
Soluções para a tarefa
Resposta:a) ambos os termos referem-se às ordens mundiais de seus respectivos períodos históricos. (*CORRETO*)
b) a bipolaridade caracterizou-se pela oposição entre duas ideologias, ao passo que na multipolaridade não há esse tipo de dualidade. (*CORRETO*)
c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar. (*INCORRETO*)
d) a multipolaridade pauta-se na disputa econômica; a bipolaridade era marcada pela corrida armamentista. (*CORRETO*)
Explicação:
Letra *c* é a incorreta
Resposta:
c) a queda do Muro de Berlim foi o principal marco histórico da substituição do mundo multipolar pelo contexto bipolar.
Explicação:
Incorreto – a queda do Muro de Berlim marcou, na verdade, a transição da bipolaridade para a multipolaridade, e não o contrário.