História, perguntado por laurapegoraro2010, 4 meses atrás

SOCORRO AJUDAAAAA É PROVA SO TENHO 20 MIN
•Eolítico
•Paleolítico
•Mesolítico
•Neolítico
•Idade dos Metais

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrina4694
0

eolítico

Eolítico, ou Eólito é um termo arqueológico obsoleto, que foi proposto pelo arqueólogo e antropólogo Louis Laurent Gabriel de Mortillet (1821-1898) no século XIX. Atualmente, o termo não é utilizado, uma vez que as "ferramentas de pederneira" que Mortillet atribuía a essa época, conforme estabelecido, eram de origem natural.[1]

Em Portugal, o arqueólogo Carlos Ribeiro, em fins do século XIX utilizou-se dessa nomenclatura fazendo com que fosse alvo de piadas pelos seus conterrâneos, apesar de ter recebido a aprovação de Mortillet.

paleolítico

O Paleolítico (παλαιός, palaiós="antigo", λίθος, lithos="pedra", "pedra antiga") ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, e que durou até cerca de 10000 a.C., quando houve a chamada Revolução Neolítica, em que começou a fazer agricultura, tornando o homem não mais dependente apenas da coleta e da caça. Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada. Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (de 2,5 milhões até aproximadamente 300 mil anos) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior.

mesolítico

Mesolítico ou Epipaleolítico (aproximadamente 13.000 a.C. até 9.000 a.C.) é o termo usado para denominar o período da pré-história, que serve de transição entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente apenas em algumas regiões do mundo, onde não houve transição direta entre esses dois períodos. Significa Idade Média da Pedra (do grego μεσος, mesos =médio; e λίθος, líthos =pedra) por contraposição ao Paleolítico (Idade Antiga da Pedra) e ao Neolítico (Idade Nova da Pedra), identificando-se com as últimas sociedades de caçadores-coletores. O período mesolítico só existiu em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os períodos Paleolítico e Neolítico, pois, a evolução histórica se deu diferente em determinadas regiões. Os hábitos das culturas do Mesolítico eram basicamente nómades, com assentamentos estacionais de Inverno e acampamentos de verão, embora em algumas regiões costeiras europeias e no Próximo Oriente (ali onde encontraram recursos suficientes e regulares) começassem a viver de um modo mais sedentário. As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesolíticos mais evidentes. Iniciou-se com o fim do Pleistoceno, há cerca de 10 mil anos, e terminou com a introdução da agricultura, em épocas que variam de acordo com a região.

neolítico

Neolítico (do grego néos, novo, e lithos, pedra, "pedra nova") ou Período da Pedra Polida é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C., dando lugar à Idade dos Metais. Não se aplica à pré-história americana, subsaariana, nem oceânica.

idade dos metais

A Idade dos Metais (3.000 a.C - 1.000 a.C) é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

Perguntas interessantes