Sociólogo mineiro nasceu em 1935. Nos anos 60, ajudou a fundar a Ação Popular (AP), movimento que luta pela implantação do socialismo no Brasil, por isso, após o golpe de 1964, passou 7 anos na clandestinidade e 8 no exílio. Volta ao país em 1979 e cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Ganha, em 1991, o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), por sua luta em defesa da reforma agrária e dos indígenas. Em 1993, funda a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, que, sem a ajuda do governo, distribui alimentos à população carente. No governo Fernando Henrique, torna-se membro do Conselho da Comunidade Solidária, que substitui a Fundação Legião Brasileira de Assistência (LBA). Hemofílico e portador do vírus da AIDS, como seu irmão cartunista Henfil (1944-1988), escreve A Cura da AIDS, no qual afirma que a cura da doença é questão de tempo. Em 1995, a Ação da Cidadania passa a priorizar a luta pela democratização da terra como forma de combater a fome e o desemprego. Morre em consequência de hepatite C, contraída em transfusão de sangue. Sempre dizia: “Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.” Herbert de Souza é o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta. A figura humana de Betinho, adquiriu notoriedade definitiva como o incansável Coordenador da “Ação pela Cidadania contra Fome e a Miséria”, que pretendia ir mais além de um movimento social de caráter assistencialista. A “Campanha do Betinho teve apoio de 100% da população. Tinha por objetivo a promoção da cidadania, do direito ao emprego e a terra. Mesmo doente e abalado com a morte de seus irmãos (Henfil e Chico Mário) ele nunca abandonou a militância política.
De acordo com o texto, quem foi Betinho? *
1 ponto
De acordo com o texto, porque Betinho ganhou o Prêmio Global 500?
1 ponto
Qual era a função do projeto, “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”, criado por Betinho em 1993?
1 ponto
De acordo com o texto Betinho se torna símbolo, de que? *
1 ponto
De acordo com o texto qual era o objetivo da “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”? *
1 ponto
Soluções para a tarefa
Explicação:
Herbert José de Souza, mais conhecido como Betinho, foi sociólogo e ativista de direitos humanos. Sua militância começou na adolescência, na Ação Católica, em Belo Horizonte. Na UFMG, foi um dos fundadores da Ação Popular (AP). Depois de formado, engajou-se na luta pelas reformas de base do governo João Goulart.
Betinho resistiu ao golpe de 1964 e à ditadura que se instalou no Brasil. Quando a repressão se intensificou, partiu para o exílio, em 1971. Morou no Chile, no Canadá e no México. No fim dos anos 1970, a volta de Betinho, o irmão do Henfil, virou marca da campanha da anistia por causa da música “O bêbado e a equilibrista”, de Aldir Blanc e João Bosco. Betinho retornaria ao Brasil em 1979 e criaria, dois anos depois, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Seu trabalho de maior destaque foi o projeto da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Betinho e seus irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, eram hemofílicos, doença herdada da mãe.
“Meu Brasil/ que sonha com a volta do irmão do Henfil/ de tanta gente que partiu”, referência a Betinho na canção “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, lançada em 1979 por Elis Regina.