Sociologia, perguntado por gabyzinhamdm, 2 meses atrás

sociológicos, assinale o que não for correto sobre o conceito de classes sociais.
A) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
B) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
C) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
D) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
E) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes. Questão
2 – (UEL 2004) Em 1840, o francês Aléxis de Tocqueville (1805-1859), autor de A democracia na América, impressionado com o que viu em viagem aos Estados Unidos, escreveu que nos EUA, “a qualquer momento, um serviçal pode se tornar um senhor”. Por sua vez, o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, autor de O analista de Bagé, disse, em 1999, ao se referir à situação social no Brasil: “tem gente se agarrando a poste para não cair na escala social e sequestrando elevador para subir na vida”. As citações anteriores se referem diretamente a qual fenômeno social?
A) Ao da estratificação, que diz respeito a uma forma de organização que se estrutura por meio da divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas, conforme algum tipo de critério estabelecido.
B) Ao de status social, que diz respeito a um conjunto de direitos e deveres que marcam e diferenciam a posição de uma pessoa em suas relações com as outras.
C) Ao dos papéis sociais, que se refere ao conjunto de comportamentos que os grupos e a sociedade em geral esperam que os indivíduos cumpram de acordo com o status que possuem. D) Ao da mobilidade social, que se refere ao movimento, à mudança de lugar de indivíduos ou grupos num determinado sistema de estratificação. E) Ao da massificação, que remete à homogeneização das condutas, das reações, desejos e necessidades dos indivíduos, sujeitando-os às idéias e objetos veiculados pelos sistemas midiáticos. 03. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

A) Existe uma interação entre a cultura e a personalidade, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social.

B) A sociedade impõe, por suas exigências, aprovações e desaprovações, o tipo de personalidade que o indivíduo terá.

C) O indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente.

D) São as tendências hereditárias e não é a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo.

04- Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. (DURKHEIM, 1984; p. 142. Adaptações).

Este texto enumera diferentes papéis sociais que são assumidos no processo de

A) representações coletivas dotadas de individualidade.

B) socialização vivenciado nos diferentes grupos sociais e assimilados pela educação.

C) socialização por meio de ações não-culturais.

D) dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.

A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. Sendo assim, o ser humano necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também para se realizar plenamente como pessoa. O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C) afirmou que “O homem é por natureza um animal social”.

05. Esta idéia confirma o conceito sociológico de

A) sociabilidade, capacidade natural do ser humano para a convivência em sociedade.

B) socialização, onde o indivíduo absorve o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos daquele grupo.

C) coerção, quando alguém é levado a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

D) repressão, que é uma atitude coercitiva, normalmente caracterizada pelo uso da violência.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rononoa048
1

Resposta:

1) Na verdade, as classes sociais para Marx, definem-se como relações individuais, onde cada um está no seu setor e não observa os outros trabalhando, assim, a incorreta é letra C.

Desse modo, não existe bem uma cooperação total, mas sim, cada proletário em sua área de trabalho, fazendo apenas aquele trabalho e sendo explorado.

Muitos proletários nem viam o produto final e sim apenas aquela etapa de produção, então, isso é um reflexo de trabalho ruim e com condições péssimas, pois, eles viviam como máquinas.

2) As citações se referem ao fenômeno de mobilidade social (D).

A mobilidade social ocorre quando uma pessoa ou grupo de pessoas consegue mudar o seu status em um sistema de estratificação social, como é a classificação das pessoas por suas condições socioeconômicas.

No Brasil o processo de mobilidade social é lento, o poder de compra do brasileiro é baixo, existe um déficit de empregos enorme e a educação não é valorizada, isso tudo dificulta para que as pessoas mais pobres consigam ascender socialmente e facilita a queda social de pessoas em melhores condições.

A educação e o empreendedorismo tendem a serem os principais meios de ascender socialmente, mas apenas quando há valorização do empreendimento e da educação.

3)De fato a alternativa A está correta.

A estrutura da personalidade, que parte da reflexão de como a personalidade é estruturada.

Além disso, a teoria da personalidade também trata dos processos da personalidade, assim como seu crescimento e desenvolvimento, sendo responsável pela formação do indivíduo ao longo da sua vida, fazendo parte inclusive da forma como nos relacionamos com o próximo.

Por fim, a cultura como vemos, pode ser diferente para outros grupos, porém, somos todos seres sociais que devem ser vistos em igualdade, sem discriminação por raça, etnia, região ou crença.

4) Durkheim fala sobre a formação de uma consciência coletiva que se assimila nas pessoas através de processos de socialização e educação, onde as pessoas vivendo em grupos passam a seguir regras comuns e adotar os comportamentos dominantes, geralmente o grupo pune quem não segue o comportamento esperado (alternativa B).

Comportamento dominante

Os comportamentos dominantes determinam como todos os indivíduos do grupo devem se comportar, qualquer um que fuja desse padrão tende a ser expulso do grupo ou ser punido.

5)A) sociabilidade, capacidade natural do ser humano para a convivência em sociedade.

Explicação:

Boa tarde

Perguntas interessantes