Sociologia, perguntado por elisianetr79, 1 ano atrás

SOCIOLOGIA

Questão 1
Texto da questão
A principal contribuição de Weber para o estudo da sociedade e sua relação com a forma de poder burocrático é:
Escolha uma:
a. O conceito de tipo ideal, que nos permite definir a burocracia como um tipo de organização social e produtiva encontrada nas formas de poder presentes na sociedade capitalista.
b. O conceito de ação social, que nos permite criticar a ideia positivista de que sociedades evoluem ao longo do tempo.
c. O conceito de alienação, que discute como a burocracia aliena o sujeito dominado sobre a exploração pela qual passa no sistema produtivo.
d. O conceito de globalização, que explica como a burocratização é essencial à organização da empresa capitalista no sistema produtivo contemporâneo.
Questão 2

Sobre a análise sociológica de Weber acerca da dominação, expressa no excerto acima, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A dominação implica em uma leitura da ação por parte do dominado em que esse pensa que o que está fazendo é sua vontade, quando na verdade é a vontade do dominante.
b. Segundo Weber, a alienação social do trabalho explica a relação entre classe dominada e classe dominante, em que o dominado não se rebela.
c. Segundo o excerto, a dominação se faz de duas maneiras: um mandando em todos ou o todos mandando em um.
d. A burocracia só pode ser vencida quando o poder de dominação também for vencido.
Questão 3
Considerando a leitura do texto e seus conhecimentos sobre a sociedade do trabalho, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O artigo considera que a divisão social do trabalho, no caso, o lugar do gênero nessa divisão, explica as ocorrências altas de LER/Dort. Além disso, ao assinalar a palavra "suposta" colocando-a entre aspas, o autor deixa claro que a causa das ocorrências não é genética ou natural, mas sim a própria estrutura das relações de trabalho.
b. Segundo o autor, fatores genéticos aliados à exploração da mais valia explicam o aumento dos casos de LER/Dort em mulheres.
c. Podemos dizer que o autor concorda com a leitura de Durkheim sobre o mundo social ao afirmar que as mudanças no curso da organização do trabalho explicam o fato de mulheres serem mais onerosas para a empresa e para a sociedade.
d. Segundo o autor, os acidentes de trabalho são a maior causa de ônus para o trabalhador e para a sociedade. Devemos considerar uma análise das tendências genéticas para doenças como a LER/Dort no processo de contratação de mulheres ou homens.
Questão 4
Leia o excerto e depois as sentenças abaixo.
1) Categorias de gênero também são importantes quando vamos estudar as mudanças na organização do trabalho.
PORQUE
2) A sociedade está dividida em classes sociais.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. 1 e 2 estão corretas, mas 1 não se explica por 2
b. 1 está errada e 2 está correta
c. As duas estão incorretas
d. 1 e 2 estão incorretas, embora 2 seja causa de 1
Questão 5

Texto da questão
Leitura 3
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Segundo o autor, a estrutura produtiva tem efeitos diretos sobre as formas como os trabalhadores se relacionam entre si e para com o próprio trabalho, inclusive na história dos sistemas produtivos podemos observar uma mudança no humor e nas forma de socialização para com os colegas e a família.
b. Segundo o texto, para estabelecer um ambiente de trabalho harmonioso é essencial que o trabalhador controle seus impulsos e que controle a forma como se relaciona com seus colegas. O ideal é manter a informalidade e não levar problemas pessoais para o trabalho.
c. Segundo o texto, enquanto no fordismo temos um acirramento das relações entre patrões e empregados e um maior controle das emoções no trabalho, no taylorismo há uma maior liberdade para os relacionamentos interpessoais na empresa.
d. Segundo o autor, o Estado de bem estar social nasce para desconstruir e humanizar a estrutura de produção fordista, reconhecendo os limites da austeridade nas formas de organização do sistema produtivo e das relações interpessoais na empresa.
Questão 6
responda:
1) Por que a produção e o trabalho são "relações sociais", para a sociologia? Explique utilizando um dos autores clássicos da sociologia (Durkheim, Marx e Weber) e dando exemplos do vídeo.

Soluções para a tarefa

Respondido por serfa
55
questao 01
a. O conceito de tipo ideal, que nos permite definir a burocracia como um tipo de organização social e produtiva encontrada nas formas de poder presentes na sociedade capitalista.

questao 2 
a. A dominação implica em uma leitura da ação por parte do dominado em que esse pensa que o que está fazendo é sua vontade, quando na verdade é a vontade do dominante.

questao 4
a. 1 e 2 estão corretas, mas 1 não se explica por 2.

AALICE: OI GENTE PRECISO DAS RESPOSTA DA 3,5,6 POR FAVOR
AALICE: gente responde por favor
AALICE: por favor mim ajudem resposta da 3,5,6
EricaCristiny: 6) a. Segundo o autor, a estrutura produtiva tem efeitos diretos sobre as formas como os trabalhadores se relacionam entre si e para com o próprio trabalho, inclusive na história dos sistemas produtivos podemos observar uma mudança no humor e nas forma de socialização para com os colegas e a família.
VivianePereira3: gnt e a 3 e a 5 ???/ alguem me juda por favor !!!
AALICE: a 5 e a letra d
AALICE: preciso da 3 e 6
VivianePereira3: questao 3 tbm nao sei , mas a 6 ta aí em cima ue 6) a. Segundo o autor, a estrutura produtiva tem efeitos diretos sobre as formas como os trabalhadores se relacionam entre si e para com o próprio trabalho, inclusive na história dos sistemas produtivos podemos observar uma mudança no humor e nas forma de socialização para com os colegas e a família
pteixeira: a 3 é a letra a
Valbuza: alguem sabe a questao 5 e 6
Perguntas interessantes