SOCIOLOGIA/MARX
Quando constatamos que vivemos numa realidade social profundamente injusta e desigual, com relações sociais desumanas, nos perguntamos se a educação não pode ser algo mais do que um mecanismo de adaptação do indivíduo às estruturas sociais e de manutenção da ordem vigente. Perguntamos se a educação pode ser um recurso de emancipação do homem. E é nesse sentido que recorremos ao pensamento sociológico dialético de Karl Marx. Assim, o pensamento marxista nos autoriza dizer que
I. E uma sociedade urbano-industrial moderna há um sistema de produção capitalista de exploração da classe dominante (burguesia) que expropria a classe dominada (operários) e que a educação coloca-se a serviço desse sistema formando a mão-de-obra com uma visão alienada que impede a compreensão crítica da realidade e da sua transformação emancipadora socialmente.
II. Nas sociedades modernas capitalistas as escolas são os únicos recursos possíveis que podem proporcionar às novas gerações uma compreensão crítica da realidade, desfazendo-se de toda e qualquer concepção alienada do mundo, e desencadear um processo de transformação social e de instauração de uma nova ordem socialmente justa e igualitária.
III. As relações de dominação existem em toda e qualquer sociedade é porque elas são socialmente construídas. E, portanto, não precisam existir para sempre, pois o homem pode construir outros tipos de relações, sem a dominação de uma classe sobre a outra, contudo, isso somente é possível se houver um processo de compreensão crítica da realidade, de conscientização e de disposição para a mudança, e que nesse processo a educação tem uma participação fundamental.
IV. O processo educacional somente se constitui efetivamente no sentido da emancipação do ser humano com a deflagração de um processo de transformação social, em que terminariam a divisão da sociedade em classes e a forma capitalista de divisão do trabalho.
Das assertivas acima, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. I, III e IV
c. II e III
d. I e II
e. II e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Marx a luta de classes é o motor da historia, pois exprime as contradições e o movimento dialético da vida social. Marx e Engels observavam que em cada época os homens, ao buscarem sua sobrevivência, usaram sua força física e intelectual para sua sobrevida. O materialismo explica que são as condições matérias de existência que determinam o modo de ser e de pensar de cada um, mas esse modo é histórico ja que a sociedade e a politica não surgem da ação da natureza, mas da ação concreta dos seres humanos no tempo. A ideologia de produção de ideias de uma época, é um fenômeno social que tem origem no modo de produção ecomímico. A ideologia entretanto surge a partir de um fenômeno histórico especifico, quando acontece a divisão entre dois tipos de trabalho o matéria (coisas) e o intelectual (ideias).