Sociologia, perguntado por luanaparentesantoslu, 9 meses atrás

Sociologia e sua importância para a sociedade resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por AnthonioJorge
0

Sociologia é a ciência da sociedade, ou seja, a observação do campo das relações intersubjetivas que forma a sociedade. É um termo criado por Auguste Comte, fundador do positivismo, no ano de 1838.

Hoje em dia, a importância da sociologia consiste nas tentativas de explicação dos fatos singulares que formam a sociedade, em contraste com filosofias e outras teorias que busquem a definitiva da natureza da sociedade como um todo, independente dos fatos singulares.

Além de Marx, que representa um mundo em si e figura em muitos manuais não só de sociologia, mas também de filosofia, os principais nomes da sociologia clássica são três:

  • Auguste Comte (1798-1857) Com ele, a sociologia teria a mesma função que atribuída às outras ciências a partir de Francis Bacon: dominar os fenômenos de que tratam em proveito do homem. Comte acreditava piamente que a sociologia levaria a humanidade a um progresso sólido, capaz de abandonar a organização fundada na filosofia e na teologia da Antiguidade. Por isso, chamava a sociologia de "física social" (à semelhança da inspiradora física newtoniana), justamente porque a busca inicial da sociologia era por leis rigorosas e necessárias, como ocorre na física de Newton. Ordem social e progresso social eram os nortes da sociologia fundada por Comte. Obra mais famosa: Curso de filosofia positiva (1830-1842)
  • Émile Durkheim (1858-1917), por sua vez, afasta-se do pressuposto de uma sociologia sistemática e orgânica. Ele insiste no caráter exterior do objeto da sociologia, ou seja: o fato social independe, para Durkheim dos preconceitos subjetivos e das vontades individuais. Sociologia para Durkheim é o estudo dos fatos sociais. Obra mais famosa: Regras do método sociológico (1895)
  • Max Weber (1864-1920) deixou como legado a importante distinção da sociologia, ciência emergnte, das outras ciências antropológicas, como a historiografia. Sociologia, para Weber, é a investigação empírica particular, pois este é o único caminho que pode determinar uniformidades de atitudes que constituem o objeto da sociologia. Ele deixou, desta forma, um enorme legado à sociologia contemporânea: até hoje buscam-se meios e técnicas mais adequadas de observação na pesquisa empírica particular. Dos pequenos núcleos e da recorrência cientificamente observável das ações humanas é que se pode chegar à uma uniformidade acessível à compreensão. Obra mais famosa: A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904)

Saiba mais sobre Auguste Comte em: https://brainly.com.br/tarefa/25994024

Anexos:
Perguntas interessantes