Sociologia e a Antropologia ganharam destaque na busca de compreender quem era o elemento brasileiro. Como definir uma pátria como nação e determinar a qualidade de seu povo. Em resumo, o que é o Brasil e o que é ser brasileiro. As análises se diversificaram em relação às origens do Brasil. Da mesma forma as considerações sobre a formação social. Muitos pensadores eram críticos de nossa composição enquanto povo e um destes teóricos foi Nina Rodrigues (1862 a 1906). Um estudioso de várias questões que envolvem a formação do elemento brasileiro, Nina estudou principalmente os africanos no Brasil.
Sobre sua visão acerca do povo brasileiro e valor, julgue as afirmativas abaixo.
I. Nina Rodrigues foi um defensor da eugenia, considerava a necessidade de segmentação das “raças” formadoras do Brasil. Para ele, um dos males do país foi a miscigenação.
II. Para ele, o africano perturba a formação do Brasil pois degenera os bons hábitos. Traz consigo comportamentos que viciam a sociedade em práticas improdutivas e degenerativas.
III. Rodrigues valorizou o elemento afro e o considerava superior às demais “raças” que contribuíram para a composição do elemento nacional. Para ele, todos os fatores que levaram a composição do que somos como nação é devido a influência afro.
IV. A miscigenação, para Nina Rodrigues, é um mal que abala a pureza de uma raça. Destrói as habilidades e abre caminho para uma destruição de valores consolidados. No caso do ocidental branco a mistura com outros elementos prejudicou sua eficiência nata.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
APENAS I ESTA CORRETA
Explicação:
Nina Rodrigues foi um defensor da eugenia, considerava a necessidade de segmentação das “raças” formadoras do Brasil. Para ele, um dos males do país foi a miscigenação
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 1 está correta!
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás