Sociologia, perguntado por alveseunice244, 7 meses atrás

Sociologia
D S T Q & S s.
(9)
o pesquise na enternet.com
suas proprias palavras .
como Surgiu Sociologia ? Explique
baseado na sua pesquisa.da internet ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Naara737
0

Resposta:

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

 O papel decisivo da “dupla revolução” foi amplificado pelo debate intelectual da época. A discussão girava em torno do caráter exemplar desses eventos, com as opiniões divididas na avaliação de que se tratava ou não de desdobramentos irreversíveis da história. As divergências na atribuição de significado à “nova sociedade” consolidaram três correntes intelectuais e políticas: conservadores, liberais e radicais.

A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica – daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais. E num ambiente marcado pela competição entre as visões de mundo do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo – daí seu esforço constante para se distinguir dessas correntes, apresentando-se como uma alternativa, científica ou mesmo crítica, em relação a tais modelos explicativos.

Respondido por luanbertelli21
0

Resposta:

SlideShare

Pesquisar

Enviar pesquisa

CompartilharGosteiSalvar

Próximo SlideShare

Capítulo 9 - Sociologia Brasileira

11.184

visualizações

Marcos Antonio Grigorio de Figueiredo 39 carregamentos

Publicada em 24 de fev de 2017

Neste capítulo apresentamos uma visão panorâmica das interpretações do Brasil do final

...

Publicada em: Educação

Recomendadas

Capítulo 6 - Pensando a Sociedade

Há 4 anos

14.410 visualizações

Capítulo 14 - A Política no Brasil

Há 4 anos

5.779 visualizações

Capítulo 13 - A Sociedade Diante do Estado

Há 4 anos

7.953 visualizações

Capítulo 8 - Classe e Estratificação Social

Há 4 anos

13.787 visualizações

Capítulo 10 - Temas Contemporâneos da Sociologia

Há 4 anos

8.779 visualizações

Sociologia Hoje - Capa dos Resumo dos Capítulos em Powerpoint

Há 4 anos

7.554 visualizações

Capítulo 5 - Temas Contemporâneos da Antropologia

Há 4 anos

8.739 visualizações

Capítulo 9 - Sociologia Brasileira

1. Metabiótica 4 (2002), de Alexandre Orion. Intervenção pictórica (graffiti) seguida de registro fotográfico. CAPÍTULO 9 - Sociologia Brasileira

2. No primeiro item deste capítulo apresentaremos uma visão panorâmica das interpretações do Brasil do final do século XIX e começo do século XX. No segundo, vamos analisar o conjunto de intérpretes mais significativos do Brasil dos anos 1930 e sua importância no processo de consolidação da sociologia brasileira. No terceiro item passamos ao tema da questão racial, entendido a partir do legado da escravidão. O item quatro será dedicado ao debate em torno das questões do subdesenvolvimento e da dependência econômica. Por fim, no item cinco, faremos uma exposição das teses que resgatam contemporaneamente a questão da desigualdade social, especialmente a precarização do trabalho e o trabalho informal. Trabalharemos os itens da seguinte forma: 1 - Interpretações do Brasil; 2 - A geração de 1930; 3 - A escravidão e a questão racial; 4 - Subdesenvolvimento e dependência econômica; 5 - Precarização do trabalho no Brasil contemporâneo.

3. 1 - Interpretações do Brasil No final do século XIX e início do XX, tomou forma um conjunto de análises sobre as particularidades do Brasil que buscava investigar como a nação se formou, quais seriam as bases dessa formação social, em que medida o passado colonial e escravista teria influenciado essa formação, quais seriam as características centrais da identidade social brasileira. Entre as décadas de 1950-60, essas questões se ampliaram e diversificaram, com temas sobre qual seria o papel econômico e político do Brasil diante da divisão internacional do trabalho e como se dava a relação de dependência com os países de economia mais avançada. Nos dias de hoje, uma questão central é como o Brasil reproduz seu passado de desigualdades sociais, seja por consequência da escravidão, ou em razão do papel subalterno diante de países economicamente mais ricos como EUA, Alemanha, França, Inglaterra e, mais recentemente, a China. Durante os períodos colonial e imperial, o Brasil foi marcado pela produção agrícola escravista e formas de organização social predominantemente rurais e nucleadas na esfera familiar. Após a proclamação da República (1889), o país passou a experimentar o trabalho assalariado e a vida urbana, o que gerou novas contradições e problemas no âmbito da formação social, sobretudo no ambiente universitário que se estruturava.

Show full text

Sobre nós

Suporte

Desenvolvedores e API

Termos

Privacidade

Direitos Autorais

Português

© 2021 SlideShare from Scribd

Perguntas interessantes