Sociologia, perguntado por mtipc, 10 meses atrás

SOCIOLOGIA (1450) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, respectivamente uma revolução econômica e uma política, foram movimentos revolucionários que implantaram o processo liberal que deu sustentação ao desenvolvimento do modo de produção capitalista e ao Estado Burguês no mundo ocidental. Desenvolveu-se e consolidou-se, no decorrer do tempo subseqüente, o capitalismo que assegurou as condições de produção e reprodução do Mundo Moderno. A Sociologia nasceu, portanto, de mãos dadas com a modernidade. Como diz o sociólogo brasileiro Octávio Ianni: "¿Mais do que isso, o Mundo Moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. Talvez se possa dizer que sem ela esse Mundo seria mais confuso, incógnito¿ (IANNI, 1988: 8)". O Mundo Moderno ganha corpo com as revoluções burguesas no Ocidente. Historicamente e com ele ficaram estabelecidas as forças produtivas e as relações sociais capitalistas de produção. Trata-se de uma época em que a originalidade e as contradições do Estado burguês se encarregavam de construir e fortalecer os alicerces da atual sociedade. De lá para cá, foi sendo aprimorada a construção das estruturas da economia e do Estado, das tecnologias, dos atores e dos sujeitos sociais que asseguraram a originalidade do capitalismo: uma sociedade que produz um excedente de trabalho não pago; uma sociedade que vai se tornando cada vez mais complexa; uma sociedade que concentra, de um lado, os meios de produção e a riqueza nas mãos de poucos e, de outro lado, cria uma imensa massa original e diferenciada de trabalhadores que deverão vender sua própria força de trabalho para se manterem vivos, para reproduzirem trabalhadores novos que continuarão a produzir, de forma cada vez mais sofisticada, a magia da mercadoria. Em sociologia, ao excedente de trabalho nao pago aos trabalhadores que soma-se aos lucros do burgues industriário?

a) marxismo.
b) mais-valia.
c) proletário.
d) fatos sociais.
e) meios de produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por marlymachadobernarde
9

Resposta:

Mais valia

Explicação:

Respondido por Matheusieti
10

Mais valia está correta.

Em primeiro lugar, podemos entender mais-valia como um conceito marxista, que consiste no valor do trabalho que não foi/é pago ao trabalhador, geralmente esse fato ocorre em economias capitalistas onde os profissionais são explorados na perspectiva de um salário para suas tarefas.

Deste modo, a mais-valia absoluta está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista, enquanto a relativa é o entendimento que proporcionou o capitalismo como principal pilar para o desenvolvimento econômico mundial. 

Perguntas interessantes