Filosofia, perguntado por mismara2012, 7 meses atrás

Sociedade vista do abismo
Uma indicação de consciência estamental (…) está nos crimes de adolescentes. (…) A gangue de adolescentes que numa madrugada de abril de 1997 queimou vivo o índio pataxó Hã-hã-hãe que dormia num banco de um ponto de ônibus, em Brasília, agiu orientado por motivações estamentais. Isso ficou claro quando alegaram ter cometido o crime (bestial, aliás) porque pensaram que se tratava de um mendigo. Isto é, para eles há duas humanidades qualitativamente distintas, uma mais humana (a deles) e outra menos humana (a do mendigo).
Eles invocam, portanto, distinções baseadas na ideia de que as diferenças sociais não são apenas diferenças de riqueza, mas diferenças de qualidade social das pessoas, como é próprio de uma sociedade “estratificada”.
MARTINS, José de Souza. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002. P. 132 (adaptado)

01. Que tipo de reflexão (Filosófica) o texto acima nos proporciona?

2. No texto porque o autor relaciona a questão da violência (dos adolescentes) com a questão social? Explique:

Soluções para a tarefa

Respondido por mairabatistadonacime
67

Resposta:

O texto boa faz refletir sobre o modo que as pessoas são vistas , muitas vezes baseadas em sua posição social .

Os adolescentes afirmam ter praticado tal ato apenas porque , pensavam que a pessoa estava em uma classe social abaixo da sua , se fosse alguém que está acima deles não fariam isso

Explicação:

Perguntas interessantes