História, perguntado por thiago15filho, 1 ano atrás

Sociedade mineradora Organização social

Soluções para a tarefa

Respondido por adriihcarolina
1
Diferente do que algum tempo foi cogitado, os donos de minas raramente conseguiam enriquecer, pois estes estavam submetidos ao pagamento de vultuosos impostos para a coroa, e ainda tinham que gastar grande parte do que ganhavam na aquisição de escravos e ferramentas, que eram mercadorias caríssimas indispensáveis para a realização de seu oficio.
Respondido por andressastival20
0

Resposta:

Vivendo na pobreza, na promiscuidade e muitas vezes no crime, não tinham posição definida na sociedade mineradora. Esta camada causava constante inquietação aos governantes. Ela era geralmente composta por homens livres: alguns brancos, mestiços ou escravos que haviam conseguido alforria.

              A mineração,com efeito ,elevou o poder aquisitivo das camadas mais ricas da população e provocou  o surgimento de cidades,cujos habitantes  tinham necessidades de consumo cada vez mais diversificadas.Uma das consequências disso foi o crescimento nas vendas de mercadorias européias pela metrópole para abastecer a população colonial.E também o aumento do tráfico de africanos,com a entrada no Brasil  de mais de um milhão de novos escravos,na maioria destinados ás áreas mineradoras.

Um terceiro  índice da importância da mineração pode ser verificado na ampliação da burocracia colonial,com a criação  de novas capitanias,comarcas e órgãos administrativos.Essa ampliação foi,naturalmente,acompanhada pelo aumento do número de funcionários civis, militares e religiosos.Assim, a riqueza da colônia provocou também a ampliação do aparelho do Estado e seu controle sobre a sociedade.

Perguntas interessantes