Sociologia, perguntado por macedohebert433, 1 ano atrás

(SOC_EM04_LD_16_2) (UNICENTRO – PR) A formação do Brasil e a identidade do brasileiro foram bastante discutidas no início do século XX pelos sociólogos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior. A respeito das análises de Freyre, em seu livro “Casa-Grande e Senzala”, é correto afirmar:

A

Criou uma tipologia para estudar a formação do Brasil e do brasileiro, dando ênfase explicativa ao tipo aventureiro do português em detrimento do tipo semeador.

B

Fez um estudo da colonização portuguesa, descrevendo a formação da família patriarcal brasileira, dando especial importância à miscigenação como traço cultural.

C

Observou que a cordialidade do povo brasileiro lhe dificultava o reconhecimento da moderna impessoalidade nas relações sociais.

D

Utilizou o materialismo dialético como chave explicativa dos fatos sociais que condicionavam o destino do país.

E

Tratou da decadência do patriarcado rural e do crescimento das elites urbanas no Brasil.


Soluções para a tarefa

Respondido por ceciliacalil
78

Resposta:

B

Explicação:

Respondido por tagliettimariana
14

 As análises de Freyre em seu livro Casa-Grande e Senzala retratavam o período da colonização brasileira, onde o patriarcalismo era grande e a miscigenação era um fator preponderante, assim, a alternativa B está correta.

 Dessa maneira, o patriarcalismo, que era quando o homem era o centro de tudo e devia tomar as decisões da casa acima de todas as pessoas, era quando o machismo era algo muito maior do que é hoje em dia.

 E havia também a miscigenação, a mistura de povos, onde as pessoas vinham de Portugal, Espanha, Holanda, África, etc.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4758262

Anexos:
Perguntas interessantes