Sobre vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis: a) qual a diferença fundamental?
Soluções para a tarefa
As vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água. Já as vitaminas lipossolúveis são aquelas solúveis em óleos e gorduras (lipídios). A vitamina C e as vitaminas do complexo B são exemplos de vitaminas hidrossolúveis. As vitaminas A, D, E e K são exemplos de vitaminas lipossolúveis.
O fato das vitaminas lipossolúveis não serem solúveis em água, faz com que o organismo tenha dificuldade em excretá-las. Exatamente por isto, a tendência dessas vitaminas é acumular-se nos tecidos, produzindo efeitos tóxicos quando são ingeridas em quantidades superiores as necessárias.
Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades. Um determinado composto químico orgânico é denominado vitamina quando o organismo não consegue sintetizar esse composto em quantidades suficientes, pelo que tem que ser obtido através da dieta. Elas são divididas em lipossolúveis e hidrossolúveis.
As lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas é necessária a presença de lipídios, além de bílis e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K, em suma, é o complexo de vitaminas A, D, E e K.
Já as vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, ou seja, são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, isto é, não permanecem no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina. As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso, longos cozimentos longos devem ser evitados. As hidrossolúveis são compostas pelo complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12) e C.