Sobre violência doméstica a) Quatro aspectos que devem ser investigados nessa entrevista. b) Elabore quatro perguntas que você acredita serem importantes para atingir o objetivo dessa avaliação.
Soluções para a tarefa
Os quatro aspectos que devem ser ressaltados no debato de violência doméstica se relacionam com as quatro perguntas que podem ser feitas. São elas:
- Quais os principais motivos de violência doméstica?
- O que é considerado violência doméstica?
- Como combater a violência doméstica?
- O que a lei fala sobre a violência doméstica?
O que a lei diz sobre violência doméstica?
O códio penal brasileiro determina a violência doméstica qualquer tipo de agressão, física, verbal ou psicológica exercida contra o sexo feminino. Dessa forma, o agressor poderá ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
Aprenda mais sobre direito penal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52817776
#SPJ1
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Fatores demográficos: como condição socioeconômica da família e etnia.
Fatores históricos: como a ocorrência de violência conjugal e/ou familiar na infância do perpetrador.
Fatores psicológicos: como a habilidade de lidar com a raiva do perpetrador, uso/abuso de substâncias, depressão.
Fatores de relacionamento: relação muito desigual de poder entre o casal, diálogo dificultoso, baixa habilidade de negociação em situações de conflito, famílias muito isoladas (na qual há dificuldade de interação com outras pessoas), crises familiares, como desemprego e luto, por exemplo.
Fatores de relacionamento conjugal: intenções perversas e relatos de agressividade no início da relação, baixa habilidade para lidar com conflitos, baixa autoestima ou autonomia de um dos parceiros ou de ambos, sentimento de posse de um dos parceiros ou de ambos.
É importante que você tenha em mente a compreensão de fatores de risco para o comportamento conjugal violento. Além disso, lembre-se sempre que, quando se fala em fatores de risco, fala-se em fatores que tendem a aumentar a probabilidade de que determinado comportamento indesejável ocorra. Ou seja, eles podem aumentar as chances, mas não necessariamente isso ocorrerá. Casos como esse devem ser analisados de forma individualizada, considerando a complexidade e a multifatorialidade da violência conjugal.
b) Como é o relacionamento com o seu esposo? (a partir dessa resposta, novas perguntas poderão ser pensadas.)
Como vocês lidam com situações de conflito?
Como foi o início do relacionamento de vocês?
Como é a relação de vocês, enquanto casal, com outras pessoas (amigos, familiares)?
Atualmente, vocês estão vivendo alguma situação crítica? Se sim, como estão lidando com essa situação?
Quando iniciaram os episódios de violência? (é importante que perguntas mais direcionadas como essa sejam feitas mais ao fim da entrevista, quando o psicólogo julgar ser o momento pertinente.)
Como você avalia a sua percepção sobre você mesma (autoestima)? Como você acredita que seu marido se avalia?
Como você avalia a sua autonomia? Como você acredita que seu marido avalia a dele?
Observe que as perguntas solicitam respostas amplas, fazendo com que informações possam surgir de maneira mais livre, enriquecendo a entrevista. Essas perguntas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com o estilo pessoal do entrevistador, com o aparecimento de informações novas ao longo da entrevista, entre outros motivos.
Explicação: