Sobre uma das propostas de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos que devem ser mediadas pela intervenção pedagógica do professor — e do pedagogo conforme lhe convém —, destacamos a ação de se promover a chamada atividade mental autoestruturante. Sobre tal atividade, o professor Zabala nos informa:
"Aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-lo nos próprios esquemas de conhecimento. Esta representação não inicia do zero, mas parte dos conhecimentos que os alunos já têm e que lhes permitem fazer conexões com os novos conteúdos, atribuindo-lhes certo grau de significância. As relações necessárias a estabelecer não se produzem automaticamente — são o resultado de um processo extremamente ativo realizado pelo aluno, o que há de possibilitar a organização e o enriquecimento do próprio conhecimento. Atividade que não significa fazer coisas indiscriminadamente, quer dizer, fazer por fazer — erro que cometem muitas propostas progressistas baseadas na simples realização de atividades em que o aluno está em constante movimento —, mas ações que promovam uma intensa atividade de reflexão sobre o que propõem as aprendizagens, diretamente proporcional a sua complexidade e dificuldade de compreensão. No entanto, é óbvio que para que esta atividade possa ter lugar, e segundo o nível de conhecimento cognitivo, os meninos e meninas terão que ver, tocar, experimentar, observar, manipular, exemplificar, comparar etc., e a partir destas ações será possível ativar os processos mentais que lhes permitam estabelecer as relações necessárias para a atribuição de significado. Atividade mental que não pode se limitar à ação compreensiva exclusiva, pois para que essa aprendizagem seja o mais profunda possível, será necessário que, além disso, exista uma reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem. Para poder realizar este processo mental auto-estruturante, os meninos e meninas necessitam de uma série de estratégias metacognitivas que lhes possibilite assegurar o controle pessoal dos conhecimentos que vão construindo, assim como dos processos que se realizam na aprendizagem. Poderemos considerar que existe um controle pessoal quando se dispõem de estratégias que lhes oferecem a oportunidade de planejar as atividades, regular as atuações, a partir dos resultados que obtêm durante sua realização, e revisar e avaliar a efetividade das ações desenvolvidas." (ZABALA, 1998, p. 98-99)
Com relação às informações trabalhadas no texto, é CORRETO afirmar que uma palavra que se associa à reflexão que o aluno faz do próprio processo educacional é:
a) Aprendizagem
b) Conhecimento.
c) Pessoal.
d) Metacognição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Metacognição.
Explicação:
Metacognição.
Respondido por
1
Resposta:
A reposta correta é a letra "D) Metacognição".
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás