Sobre um corpo de massa igual a 10 kg atuam duas forças de mesma direção e sentidos opostos que correspondem a 40 N e 120 N. Determine a aceleração em que esse objeto movimenta-se.
Soluções para a tarefa
Resposta:
8 m/s²
Explicação:
Opa!!
Vamos encontrar a força resultante que atua nesse corpo, pois com ela podemos utilizar a segunda lei de newton: Fr = m . a , e conseguirmos encontrar a aceleração.
Por definição, a força resultante vai ser obtida pela soma dos vetores de todas as forças que atuam nesse bloco. Como a questão disse que o corpo está sujeito a duas forças com mesma direção e sentidos opostos com intensidade de 40 N e 120 N, podemos realizar a soma vetorial. Mas antes veja:
A direção de um vetor diz respeito ao eixo do vetor, ou seja, pode estar na horizontal, na vertical, inclinado para um lado ou para outro. Já o sentido surge após a direção, como assim?? Veja um exemplo: Dizendo que um vetor está na horizontal(direção dele) vimos que ele está indo para a direita, logo esse é o sentido dele. O sentido diz respeito realmente ao SENTIDO do vetor, ou seja, para onde ele está ''indo''. Podemos dizer que para cada direção temos 4 sentidos possíveis : direita-esquerda , cima-baixo.
Voltando para a questão. Como os vetores tem a mesma direção e sentidos opostos, vou imaginar que os vetores estejam atuando no corpo na horizontal, onde o vetor de módulo 120 N tem sentido para a direita e o vetor de 40 N tem sentido para a esquerda. Somando os vetores, encontramos uma resultante de 120 - 40 = 80 N
Aplicando na 2 lei de newton:
Fr = 80 N
mas Fr = m . a, logo:
80 = m . a <<<-- A questão deu a massa do bloco(m = 10kg)
80 = 10.a
80/10 = a
8 m/s² = a