Sobre transmissão de agente infeccioso:
O que é transmissão vertical e horizontal ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
×
Transmissão horizontal e vertical
Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra
Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)
Publicado em 03/08/2017
Doenças, Saúde
Transmissão é a transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ser de dois tipos: horizontal e vertical.
Na transmissão horizontal, ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para outro, de mesma espécie ou não. Este tipo de transmissão pode ser:
transmissão direta ou contágio - ocorre a transferência do agente etiológico, sem a interferência de veículos (ser animado ou inanimado que transporta um agente etiológico).
transmissão direta imediata - é a transmissão direta em que há um contato físico entre a fonte primária de infecção e o novo hospedeiro.
transmissão direta mediata - transmissão direta em que não há contato físico entre a fonte primária de infecção e o novo hospedeiro; a transmissão se faz por meio das secreções oronasais (gotículas de flügge).
transmissão indireta - a transferência do agente etiológico ocorre por meio de veículos animados ou inanimados (água, ar, alimentos, solo e fômites – objetos de uso pessoal do portador).
A transmissão vertical ocorre através da passagem do patógeno da mãe para o bebê durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito (contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue materno) ou a amamentação. A AIDS é um exemplo deste tipo de transmissão.
espero ter ajudado
A diferença se dá pelo modo com qual a pessoa adquire o patógeno, quando se trata de transmissão vertical, significa que através do cordão umbilical, (que repassa nutrientes, vitaminas e outras substâncias presentes no corpo da mãe) a criança adquire uma doença, ou seja, hipoteticamente ela já nasce com a doença em seu corpo;
Já no caso da transmissão horizontal, o patógeno é passado de um indivíduo a outro da mesma espécie ou não, de modo que ele é adquirível ou não, a transmissão ocorre por toque, contato com saliva ou sangue do indivíduo contaminado, a alguns são transpassados até mesmo pelo falar;
Emfim, espero ter ajudado!