Sobre texto Em defesa da radicalidade deMarcos Fabrício Lopes da Silva. RESPONDA: 1- Quais as intertextualidades presentes no texto? Explique-as 2- Identifique na organização argumentativa do texto: A- Tese. B- Argumentação por exemplificação. C- Argumentos por causa e consequência. D- Argumentos por conceituação. E- Argumentos de autoridade.
Soluções para a tarefa
Boa tarde!
1) O autor lança mão de textos e ditados bíblicos, letras de músicas e pensamentos filosóficos, tais como " Deus vomitará os mornos", " caminho do meio" entre muitas outras expressões intertextuais que defendem um pensamento mais posicionado.
2) Tese : O caminho do meio, ou o caminho morno não é o melhor a ser escolhido.
Argumentação por exemplificação : textos bíblicos, mitos, fábulas e histórias que compões a argumentação.
Agurmentos por causa e consequencia : O autor utiliza de uma letra de música para mostrar que o caminho do meio torna as pessoas inertes, através do seguinte trecho " ... aquele garoto que ia mudar o mundo/agora assite a tudo em cima do muro. Diante deste retrato sem retoques de comodismo e da inércia que ainda vigoram em nossa sociedade...".
Argumentos por conceituação : O autor vale-se do pensamento filosófico, como podemos identificar neste trecho " Tal princípio, nascido com a Teoria completa no século 4 a. C, a partir da obra Ética de Nicômaco"
Argumentos de autoridade: O autor vale-se de outro pensamento de um filósofo para manter sua tese que podemos identificar no trecho "... pelo filósof chinês Confúcio , " Eu sei porque motivo o meio termo não é seguido".