Geografia, perguntado por rikeeeer, 1 ano atrás

sobre Rio-92 á Rio+20 resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmimgermano
11
A Eco 92 foi um grande evento de debate sobre desenvolvimento sustentável que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992. Foi o segundo evento sobre o tema (em 1972, ocorreu a primeira em Estocolmo/Suécia). Diferente da conferência de 1972, a Rio 92 teve um caráter especial, pois, contava com a presença de inúmeros chefes de estado. Para poder ter uma ideia da importância do evento, o então presidente Collor transferiu, temporariamente, a capital federal para o Rio de Janeiro e assim, as forças armadas foram deslocadas para o Rio tendo como responsabilidade a segurança do evento. A presença de diversas ONGs fez com que, paralelamente, ocorresse o Fórum Global em que foi aprovado a "Carta da Terra". Um dos resultados mais significativos que a Eco 92 possibilitou foi a assinatura da "Agenda 21". Um acordo estabelecido entre 179 países. A Agenda 21 é um documento estratégico, visando fomentar em escala planetária um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo. Além de todos esses resultados, durante a Rio 92 foram aprovadas duas conferências: uma sobre biodiversidade e a outra sobre mudanças climáticas. Podemos dizer que outro resultado da Eco 92 e suas conferências sore mudanças climáticas, foi a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997. 

Seguindo a lógica da Rio +10, de 13 a 22 de junho deste ano, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ficou mais conhecida como Rio +20 por marcar exatamente 20 anos depois da Eco 92. A Rio +20 deverá contribuir para a definição da agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A Conferência se desenvolverá em dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
A Rio +20 será composta de 3 momentos: de 13 a 15 de junho - III Reunião do Comitê Preparatório; de 16 a 19 de junho - serão programados eventos com a sociedade civil; de 20 a 22 de junho - ocorrerá o segmento de alto nível da conferência onde é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Perguntas interessantes