Biologia, perguntado por beatrizdantas10, 8 meses atrás

Sobre reprodução assexuada e sexuada, responda as questões abaixo: a) Cite dois exemplos de reprodução assexuada e explique b) O que é dimorfismos sexual ? Cite exemplo. c) Cientistas afirmam que a reprodução sexuada é vantajosa sobre a reprodução assexuada. Você concorda? Justifique​

Soluções para a tarefa

Respondido por Milla2021
2

Resposta:

Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.

B) Segundo a biologia, dimorfismo sexual é quando há a ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com caracteres físicos, não sexuais, marcadamente distintas. Esta alteração pode estar presente em todos os grupos de seres vivos, como plantas e animais, que apresentam espécies com seres unissexuais (quando há a presença de apenas um sexo no indivíduo).

Essa diferença tem como função, por exemplo, fornecer ao indivíduo caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou então, impressioná-lo(a). Já na maioria das plantas, essa distinção é apenas funcional. Pode ser citado como um exemplo de dimorfismo sexual no reino animal o leão, que no macho há a presença de uma farta juba, que se encontra ausente nas fêmeas. Outro exemplo é o pavão, que nos machos há a presença de uma enorme cauda colorida e quando há o cortejo da fêmea, ele exibe-a para tentar impressioná-la. Deste modo, ocorre em muitas outras espécies de aves.

C) acho que sim(ou não) Porque ocorre a mudanças das características parentais entre os descendentes, o que proporcionará maios heterogeneidade e aumenta as chances de sobrevivência do organismo. Ou há cruzamento de material genético , aumentando a variabilidade genética possibilitando a resistência e maior adaptação a diversos ambientes.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes