Filosofia, perguntado por aniad, 1 ano atrás

Sobre qual filósofo da antiguidade se dizia que ria e sobre qual filosofo se dizia que chorava? Então, explique a diferença entre as concepções de mundo desses dois filósofos.

Soluções para a tarefa

Respondido por missbagshot
3
O filósofo que ri é Demócrito, É famosa a anedota de que Platão detestava tanto Demócrito que queria que todos os seus livros fossem queimados. Há anedotas segundo as quais Demócrito ria e gargalhava de tudo e dizia que o riso torna sábio, o que o levou a ser conhecido, durante o renascimento, como "o filósofo que ri".
Já o filósofo que chora, trata-se de Heráclito, Inquietou muito aos estudiosos, aos que comentam sua obra e o fato de que ele tem diversos apostos... Teofrasto, discípulo de Aristóteles, diz que ele (Heráclito) era melancólico e há até uma espécie de fábula - que chegou até o Renascimento (e depois): Heráclito, o filósofo que chora.
As diferenças sobre concepções do mundo entre os dois é a seguinte: A obra de Demócrito materialmente trazia uma explicação totalmente material e mecanicista do mundo. Socialmente pregava que o homem deve aspirar a tranqüilidade de espírito, livre de temores e emoções, e que essa busca precisa ser garantida por leis justas de convivência. 
Já o pensamento de Heráclito, digamos, põe o foco no fugaz, no passageiro, no móvel, no que muda, na discórdia, na guerra, na pluralidade das coisas, no que flui.. Dirá que os homens despertos têm um mundo comum, enquanto que os que sonham cada um se volta para seu mundo particular.
Perguntas interessantes