Português, perguntado por moinhodovalecafe, 9 meses atrás

Sobre política e jardinagem De todas as vocações, a política é a mais nobre. “Vocação”, do latim vocare, que quer dizer “chamado”. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um “fazer”. No lugar desse “fazer” o vocacionado quer “fazer amor” com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.“Política” vem de polis, “cidade”. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade.Talvez por terem sido nômades no deserto, os hebreus não sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oásis. Deus não criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu: “O que é política?”, ele responderia: “A arte da jardinagem aplicada às coisas públicas.”O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim. (...) ALVES, Rubem. Conversas sobre política. Campinas, São Paulo: Verus, 2002.
1. O texto acima faz, de maneira serena, uma analogia entre política e jardinagem. Para isso, Rubem Alvez faz uso de uma figura de linguagem recorrente nos textos, nas músicas e até no nosso dia a dia. Que figura é essa? Justifique com suas palavras. *

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
2

A figura de linguagem usada é uma metáfora, é a figura de linguagem mais comum na língua portuguesa brasileira.

A metáfora cria uma imagem com sentido figurado para representar algo, por exemplo, ao falar que o politico é um jardineiro, ele não é de fato um jardineiro, mas age como se fosse, enquanto a cidade é o seu jardim.

As figuras de linguagem no geral são feitos no sentido figurado.

Existem diversas figuras de linguagem, como a catacrese, a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o eufemismo etc.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes