História, perguntado por yas84743355, 1 ano atrás

sobre os tribunais da inquisição ;onde atuaram e como faziam,personagens famosos na historia que foram perseguidos ou mortos nos tribunais da inquisição e o motivo

Soluções para a tarefa

Respondido por lumenegoni
3
A inquisição(1184-1834) atuou em todo mundo católico, se destacam a França, Espanha e Portugal com seus braços na América e na Africa, atuavam como tribunais eclesiásticos ( Santo Ofício) e julgavam os hereges, estes podiam ser intelectuais, judeus, protestantes, padres, leprosos, bigamos e mulheres acusadas de bruxaria(juntamente com seus gatos), para confissões utilizavam a tortura como a roda, o potro, o pendulo e tortura d'àgua , alem de marcar as pessoas a fogo, tornar a família desabonada socialmente e religiosamente na sociedade e tomada de bens. Os que se consideravam culpados eram m arcados a fogo e tinham que fazer diversas penitencias o que resistiam quase sempre morriam na fogueira,O método de perseguição dos inquisidores era simples: eles visitavam os povoados, em geral acompanhados de funcionários da Justiça local, e convocavam a população na igreja principal. Cada pessoa tinha que confessar seus erros e os dos amigos e parentes no prazo médio de 30 dias. Os processos eram feitos na base da delação, dos rumores, do diz-que-diz, e contavam com espiões locais conhecidos como “familiares” – homens influentes da sociedade. Se os inquisidores não juntassem provas de heresia naquele prazo, não tinha problema: os suspeitos eram condenados mesmo assim a penas como excomunhão, confisco de bens, prisão, açoite e mesmo morte. As fogueiras davam um caráter mítico aos autos-de-fé, que atraíam o povo com promessa de redenção. Também havia a censura de livros proibidos chamado de INDEX, existe até hoje gerenciado pelo Vaticano.
Os principais vitimas: Joana d' Arc (queimada), Galileu Galilei, Giordano Bruno (queimado),  Nicolau Copérnico, Giralomo Savanarola (queimado) existem outros.

Perguntas interessantes