Sobre os Transtornos Mentais Comuns:
Escolha uma:
a. Trata-se de afecções em saúde mental do indivíduo, devendo ser abordado a partir de intervenções especializadas e individuais.
b. Trata-se de uma categoria diagnóstica, muito útil para facilitar o reconhecimento e o tratamento dos transtornos mentais no contexto da atenção primária.
c. Estão fortemente associados a problemas psicossociais, como miséria, baixa escolaridade, violência urbana, isolamento social.
d. Todos os pacientes com TMC requerem a abordagem específica da equipe de atenção básica para não evoluírem para Transtornos Mentais mais graves.
e. Referem-se às condições mais prevalentes e leves em saúde mental.
Soluções para a tarefa
Resposta letra c.
Estão fortemente associados a problemas psicossociais, como miséria, baixa escolaridade, violência urbana, isolamento social. A ampliação do olhar sobre o sofrimento psíquico e a investigação de suas raízes psicossociais é um dos principais objetivos do conceito de TMC. Este favorece não só a percepção da vulnerabilidade em saúde mental de populações com privações econômicas e sociais, como também em estratégias de cuidado ampliadas, tendo como foco a potência das redes de apoio social, que podem ser fortalecidas através de atividades de grupo e a criação de espaços de apoio. Estudo recente multicêntrico para avaliação da prevalência e fatores sociodemográficos associados aos transtornos mentais comuns envolvendo uma amostra de pacientes atendidos em unidades de saúde da família de quatro cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre), encontrou uma proporção de pacientes com TMC de 51,9% (Rio de Janeiro) a 64,3% (Porto Alegre) associado a fatores como sexo feminino, desemprego, baixa escolaridade e baixa renda salarial ( Gonçalves et al, 2014).