Biologia, perguntado por JuliaMarian, 5 meses atrás

Sobre os tecidos do corpo humano, cite suas funções, classificações e tipos de células

Soluções para a tarefa

Respondido por lixie75
1

Resposta:

tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Cada um deles consiste em um grupo de células com formas e funções semelhantes. Assim, a diferenciação do tecido ocorre devido à diferença na especificidade de cada conjunto de células.

O tecido epitelial: Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, ou membrana basal visível.

Função: Revestimento e proteção da superfície do corpo, dos órgãos e cavidades corporais; Absorção de substâncias, como ocorre nos intestinos e rins; ... Função sensorial, como por meio do neuroepitélio olfativo.

O tecido conjuntivo: Constituído por células de diferentes origens e funções, além de uma matriz extracelular abundante. O tecido conjuntivo apresenta células diversificadas. As células do tecido cartilaginoso, por exemplo, são os condrócitos e condroblastos.

Função: Preenchimento; Elasticidade; Proteção contra impactos; Armazenamento (gordura e íons).

O tecido muscular: Tecido de origem mesodérmica caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas de fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em fibras proteicas, que conferem a esse tecido a capacidade de contração.

Função: Responsável pela contração muscular, característica conferida pela presença dos filamentos proteicos de actina e miosina. Esses filamentos utilizam a energia proveniente das moléculas de ATP (adenosina trifosfato) para a realização do processo de contração.

O tecido nervoso: O sistema nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos.

Função: O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes.

Perguntas interessantes