SOBRE OS SUMÉRIOS, EGÍPCIOS, ASTECAS, MAIAS E INCAS
COMO A SOCIEDADE EXPRESSAVA SUAS IDEIAS?
QUAL O TIPO DE LINGUAGEM É REGISTROS QUE FORAM DESENVOLVIDOS?
PARA QUE SERVIAM ESSES REGISTROS?
QUEM PARTICIPAVA DO PROCESSO DE LEITURA É ESCRITA?
COMO ERA A ARTE DESSAS SOCIEDADES?
QUAIS ERAM AS TÉCNICAS DESSES POVOS?
Soluções para a tarefa
Podemos apontar que os sumérios, egípcios, astecas, maias e incas expressavam suas ideias através da tradição oral, escrita e de suas artes, que ligavam-se com a cultura e religião.
Os tipos de linguagem e registros que foram desenvolvidos são muitos, desde a criação do primeiro alfabeto, das leis dos sumérios, os papiros egípcios, os calendários maias, iconografias astecas, etc.
Normalmente a elite e sacerdotes em todas essas sociedades participavam do processo de leitura e escrita, e a arte dessas sociedades se dava por meio de esculturas, painéis, criação de diversos objetos, normalmente ligados à religião.
QUESTÃO 1.
Todos os povos mencionados (Sumérios, Egípcios, Astecas, Maias e Incas) expressavam suas ideias através de escritas rudimentares, através de pictogramas e formas alfanuméricas.
QUESTÃO 2.
- SÚMERIOS: Em 2.700 a.c criaram a escrita cuneiforme, que consistia em mais de 2000 sinais em forma de cunha(pictogramas), gravados em placas de argila.
- EGÍPCIOS: Esse povo desenvolveu três formas de escrita, com níveis de importância social distintos:
1. Hieroglífica: Utilizada para fins solenes e religiosas, presente em mensagens gravadas nas paredes de túmulos e templos.
2. Hierática: Simplificação da hieroglífica, utilizados pra ocasiões sociais consideradas de mediana importância.
3. Demótica: Para escritos considerados de pouca importância.
- ASTECAS: Criaram a escrita nauatle, sistema ideográfico utilizado pelos povos mesoamericanos, derivado da escrita zapoteca.
- MAIAS: Uma das escritas mais desenvolvidas da América pré-colombiana, mas pouco decifrada até a atualidade, pois cada símbolo representava uma variedade de sons.
- INCAS: Alguns historiadores afirmam que os Incas não tinham uma escrita própria, enquanto outros estabelecem como forma de comunicação do período a Quipu.
QUESTÃO 3.
Os registros desses povos de origem remota prestavam-se a diferentes fins como: Estabelecimento de leis, a organização de um estado, registro de relações comerciais, registro do tempo e para fins religiosos, por exemplo.
QUESTÃO 4.
O processo de leitura e escrita, correspondia a uma honraria destinada a um seleto grupo, geralmente pertencente aos nobres e religiosos, a quem cabia a função de realizar os registros.
QUESTÃO 5.
A arte, assim como a escrita consistia na representação do cotidiano dessas populações, suas crenças, sua organização social, sua religião, através de desenhos pitorescos com figuras humanoides, animais e números.
QUESTÃO 6.
Quanto as técnicas, cada um dos povos citados possuía formas diferentes de retratar sua arte e escrita.
- Sumérios: Tábuas de argila.
- Egípcios: Utilizavam as paredes de construções.
- Astecas: Registravam sua arte em superfícies distintas e usavam grão, pedras, madeira e cores distintas em suas representações.
- Maias: Utilizavam pedra, papel, cerâmica e madeira.
- Incas: Representada através de nós e símbolos feitos em cordas.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26585272