Sobre os sofistas, explique:a a) o que eram? b) de onde vinham? c) o que ensinavam? d) por que foram acusados de mercenários? e) quais foram essas acusações?
Soluções para a tarefa
a) Conforme nos reporta Platão, a profissão de sofista foi criada por Protágoras, discípulo de Demócrito. Sofistas foram um tipo especifico de professor na Grécia antiga e no império romano, que deveriam ensinar a arete, termo grego que traduz o conceito de "excelência" ou "virtude", aplicado a áreas como música, política, matemática e atleticismo. Entre os principais sofistas conhecidos estão Protágoras, Górgias, Pródico, Hípias, Trasímaco, Antifonte e Crátilo.
b) O termo "sofista" tem sua origem no idioma grego, a partir da palavra "sophistēs", derivada de "sophia" e "sophos", significando "sabedoria" e "sábio" respectivamente. ... O objetivo dos sofistas seria, pela visão de filósofos como Aristóteles, apenas o de vencer o debate, sem preocupar-se com a busca pela verdade.
c) Um sofista era um tipo específico de professor na Grécia antiga, nos séculos V e IV aC. Muitos sofistas se especializaram em usar as ferramentas da filosofia e da retórica, embora outros sofistas ensinassem assuntos como música, atletismo e matemática.
d) Os sofistas eram professores itinerantes, ou seja, não ensinavam em um único lugar. Uma das suas características era cobrar pelos seus ensinamentos, recebendo assim duras críticas dos seguidores de Sócrates, que os acusavam de mercenários do saber.
e) socrates acusou os sofistas de protituição . Simplismemente porque este ensinavam para aqueles que pudessem paga-los sendo os primeiros professores na concepção atual da palavra , ensinam aranha e martins .