Sobre Os sertões, analise as asserções a seguir:
I. Euclides da Cunha realiza em Os Sertões um profundo ensaio sociológico sobre a dinâmica política e social brasileira de seu contexto, de modo que o romance contribui para elucidar os contrastes presentes entre a vida do povo sertanejo e a da sociedade urbana. PORQUE II. Mesclando o discurso literário com o fazer jornalístico, o autor nos mostra a falácia presente na ideia de que a sociedade urbana daquele período seria mais intelectualmente desenvolvida que a população sertanista, ao passo que a obra apresenta os sertanejos como cultos e civilizados e os homens da cidade como os verdadeiros bárbaros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta sobre Os sertões é a alternativa 3.
I. Asserção verdadeira, apesar de na época Os sertões não ser considerado como um romance, após alguns anos isto foi possível. Além disso, traz questões acerca da sociedade urbana (litoral) e o povo sertanejo (sertão), permitindo aos povos da cidade conhecerem um pouco do Sertão e acaba demonstrando os contrastes entre essas sociedades.
II. Asserção falsa, uma vez que Euclides era a favor da ideia do determinismo, que considerava o mestiço brasileiro (sertanejos) uma raça inferior e os chamava de subraças. Ademais, Euclides marca como o povo sertanejo sofria com as condições de atraso ecônomico, fome e miséria.
Lozeira:
@vieira
Perguntas interessantes