História, perguntado por lkefjgbejgwf, 9 meses atrás

Sobre os Reinos de Gana, Mali e Ioruba podemos dizer que:
A) São locais de origem de muitos indivíduos enviados para o Brasil como mão de obra escrava.
B) Grandes fornecedores de produtos medicinais e de temperos.
C) Centros culturais e religiosos dos muçulmanos.
D) Importantes fornecedores de cana-de-açúcar para o Brasil.


marlonkynski: burlando a prova de historia do fv né

Soluções para a tarefa

Respondido por GUIAKT
1

Resposta:

RESPOSTA (B)

Respondido por felipeesanto
8

Resposta:

A) São locais de origem de muitos indivíduos enviados para o Brasil como mão de obra escrava.

Explicação:

Império de Gana ou Wagadu

Existiu de 830 a.C. até por volta do ano de 1235 d.C, com apogeu nos últimos 500 anos. Localiza-se no que é hoje o sudeste da Mauritânia e Mali Ocidental.

A capital do império chamava-se Koumbi Saleh e chegou a ter 20 mil habitantes. Consistia em duas cidades, com habitações contínuas, em pedra. Em uma habitava o rei de Gana e na outra os mercadores muçulmanos.

Gana era chamada de Costa de Ouro, por causa da grande quantidade de jazidas. Ainda hoje está entre um dos principais produtores do metal. O império controlava a rota das caravanas de camelos que transportavam ouro e sal (que chegou a valer mais que o ouro) para exportação, rumo ao norte do continente, com eficiente sistema de cobrança de impostos.

O declínio se deu por instabilidades políticas internas, até perder força e se fragmentar. Gana também se recusava a seguir a religião islâmica. Em dado momento foi invadida e dominada pelo império mandinka do Mali.

Império do Mali ou Mandinka

Existiu entre os anos de 1230 a 1600, com auge na década de 1350.Possuía imensas minas de ouro em suas fronteiras. Até o início do século 14, foi a fonte de quase metade do ouro e sal do Velho Mundo.

A religião predominante era o islamismo, mas havia influências especialmente pagãs, com muito de feitiçaria nas crenças populares. Parte dessas tradições você pode ver no seriado Raízes, produzido e exibido pelo History Channel.

O Mali teve um governo semidemocrático, com uma das mais antigas constituições conhecidas do mundo, o Kurukan Fuga.

A cidade de Tombuctu foi uma das mais ricas e importantes da região, considerada a Paris do mundo medieval. Sua universidade era um dos maiores centros de cultura muçulmana da época, com 25 mil estudantes. Foram construídas mesquitas, escolas e uma biblioteca que guardava manuscritos que abrangiam todas as áreas de conhecimento do mundo.

A decadência do império, no final do século 14, acontece por disputas pela sucessão que enfraqueceram a coroa. As cidades de Tombuctu e Djenné, dois dos maiores centros econômicos, foram designadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Hoje, infelizmente, o Mali está entre os 25 países mais pobres do mundo.

Império Oyo Yorubá

Império de Oyo Yoruba localizou-se no que hoje é a Nigéria ocidental entre 1400 e 1835. Até hoje os yorubás (ou iorubás ou yorubás) são um dos maiores grupo étno-linguístico da África Ocidental, composto por 30 milhões de pessoas.

Oyo era a capital política dos Yorubás. A partir do século XVI, o poder da cidade cresce até tornar-se o estado politicamente mais importante da região, unificando todas as Cidades-Estado Yorubá. Tornou-se, assim, um dos maiores impérios do Oeste africano encontrados pelos exploradores coloniais, tanto por suas riquezas obtidas pelo comércio como pela poderosa cavalaria.

Milhares de yorubás foram trazidos ao Brasil e aqui se tornaram escravos. Muitas palavras e tradições deste grupo são usadas até hoje por aqui.

Perguntas interessantes