História, perguntado por Chirai, 11 meses atrás

Sobre os regimes absolutistas. Deve corrigir as duas afirmativas abaixo já que elas estão erradas:

I- O absolutismo monárquico só se desenvolveu na França e na Inglaterra em razão do grande desenvolvimento econômico dessas duas regiões. No resto da Europa os monarcas não conseguiram realizar processos tão intensos de centralização do poder político.

II- A família Tudor, que derrotou e destruiu as demais casas dinásticas que disputaram a Guerra das Duas Rosas, conseguiu se impor como autoridade máxima na Inglaterra, dando origem ao absolutismo monárquico naquele país.

Soluções para a tarefa

Respondido por Jorelison
4

I. O Absolutismo Monárquico na França e na Inglaterra consolidou-se após o fim da Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453). Esta guerra foi responsável por criar as condições favoráveis para o surgimento do absolutismo, pois enfraqueceu a nobreza, fortaleceu a burguesia e o poder do rei. No entanto, não foram as únicas nações a desenvolver este tipo organização política. O Absolutismo Monárquico Lusitano (Portugal) foi o que primeiro consolidou-se, pois esta nação já possuía condições favoráveis e não esteve envolvida em nenhuma guerra além das guerras de reconquista do século XIV.

Lembre-se de que Portugal foi a primeira nação a lançar-se ao mar no advento das Grandes Navegações, em 1415, com a tomada de Ceuta, e isso somente foi possível devido à consolidação do Absolutismo Monárquico neste país.

II. A Guerra das Duas Rosas foi um conflito travado entre as dinastias York e Lancaster. A dinastia Tudor surgiu no fim da guerra e foi formada justamente pelas dinastias que guerreavam entre si. Logo, é anacrónico dizer que Tudor destruiu as dinastias predecessoras, pois sequer existia ainda.

Bons estudos ;)


Chirai: Muito obrigada
Perguntas interessantes