Geografia, perguntado por vilinda7, 1 ano atrás

sobre os radicais islamicos em que pais eles atuam? que pais eles criamram? em que ano?

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscogimenes
0

Antes de falar sobre o Estado Islâmico em si, é necessário voltar alguns anos e perceber como a ideologia da organização se formou. O ano é 2002, quando o grupo radical Tawhid wa al-Jihad foi criado pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi.


De acordo com o site BBC Brasil, este grupo ficou fortalecido um ano depois da sua criação, quando jurou apoio a Osama bin Laden e acabou formando bases da Al Qaeda no Iraque, durante a invasão ao país comandada pelos Estados Unidos.


Toda esta fortaleza foi enfraquecendo com o passar do tempo e a grande marca foi a morte de Zarqawi, em 2006. No entanto, ainda segundo a BBC Brasil, o Al Qaeda perseverou os ideais da organização com a criação do “Estado Islâmico de Iraque”.


Por desavenças internas, o Isi, sigla em inglês para a nova formação, passou por um processo de enfraquecimento. Para mudar esta realidade, Abu Bakr al-Baghdadi se tornou o novo líder do conjunto em 2010.


Mas, o nome Estado Islâmico só se tornou usual após rebeliões iniciadas contra o presidente sírio Bashar al Assad, em 2013 e depois de várias conquistas territoriais que ultrapassavam a região do Iraque.


A partir do momento em que Abu Bakr criou o califado, isto é, um regime comandado por um líder político-religioso, o Estado Islâmico passou a ser conhecido no mundo todo. Baseado na Lei Islâmica Sharia, o grupo terrorista foi instituído e segundo historiadores os seguidores variam de 15 mil a 50 mil, sendo 30% por convicção e o restante por opressão dos líderes

VOTE BOLSONARO KKKKKKKKKK

Perguntas interessantes