Sobre os processos de eletrização e a natureza dos corpos eletrizados são feitas as afirmações a seguir. Corrija as afirmações que estão erradas. I. As cargas elétricas se repelem em quaisquer condições II. Ao serem atritados, dois corpos eletricamente neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargas de sinais diferentes. III. Um corpo neutro colocado em contato com um corpo eletrizado negativamente fica eletrizado positivamente. IV. Um corpo eletricamente neutro é aquele que não tem cargas elétricas. V. Durante uma tempestade, uma nuvem eletrizada positivamente realiza uma descarga elétrica em um para-raios. Nesse processo há passagem de prótons da nuvem para o para-raios. VI. Um corpo eletrizado pode atrair um corpo neutro.
Pra hj.. por favor
Soluções para a tarefa
Explicação:
I - Falso, pois, quando as cargas forem opostas ocorre atração.
II - Verdadeiro, quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
III - Falso, quando um corpo neutro entra em contato com um eletrizado negativamente, ele também ficará negativo.
IV - Falso, possui cargas elétricas, porém, elas se anulam. Deixando-o neutro.
V - Falso, há passagem de elétrons do para-raios para a nuvem carregada positivamente.
VI - Verdadeiro, quando um corpo eletrizado positivamente ou negativamente se aproximar de um corpo neutro, as cargas opostas a carga do corpo carregado irão se concentrar no lado próximo ao mesmo, enquanto as cargas iguais irão se concentrar no lado mais distante.
Resposta:
1. c) I e IV
2. e) Os canudinhos se repelem e o papel está com carga de sinal oposto ao dos canudinhos.
Explicação:
1. A afirmação II é falsa, pois um corpo neutro tem os dois tipos de carga elétrica, porém elas estão em equilíbrio.
A afirmação III é falsa pois todo corpo neutro atrai um eletrizado, mas somente não pode repelir.
A afirmação V é falsa, pois viola o princípio da conservação de carga elétrica (PCC). Não é possível criar e nem destruir carga elétrica.
(Gabarito C).