Sobre os princípios da ética, assinale a alternativa correta:
a)
para Rousseau, o dever era um imperativo categórico, o qual age como uma lei moral interior.
b)
Kant afirma que o dever tinha o papel de fazer o indivíduo recordar a sua natureza original, visto que para ele as pessoas nascem com uma consciência moral.
c)
o racionalismo intelectualista diz respeito à vontade como aspecto que guia a inteligência no momento de uma escolha, sendo responsável por uma escolha boa ou ruim.
d)
no racionalismo voluntarista, a ignorância é vista como o motivo pelo qual nos desviamos do comportamento ético, onde a inteligência deve conduzir a vontade no momento de uma decisão.
e)
juízos de valor são julgamentos baseados em valores e tratam de questões morais e éticas.
Soluções para a tarefa
Resposta: E
Explicação: O dever, de acordo com Rousseau, tem o papel de fazer o indivíduo recordar a sua natureza original, visto que para ele as pessoas nascem com uma consciência moral, ao passo que para Kant, o dever era um imperativo categórico, o qual age como uma lei moral interior. O racionalismo intelectualista vê a inteligência como aspecto principal da conduta ética, onde esta deve guiar a vontade na hora de uma decisão. Já o racionalismo voluntarista vê a vontade como guia da inteligência. Juízos de valor são julgamentos baseado em valores e tratam de questões morais e éticas, e juízos de fato são colocações formadas com base na realidade.
Resposta:
e)
juízos de valor são julgamentos baseados em valores e tratam de questões morais e éticas.
Explicação:
O dever, de acordo com Rousseau, tem o papel de fazer o indivíduo recordar a sua natureza original, visto que para ele as pessoas nascem com uma consciência moral, ao passo que para Kant, o dever era um imperativo categórico, o qual age como uma lei moral interior. O racionalismo intelectualista vê a inteligência como aspecto principal da conduta ética, onde esta deve guiar a vontade na hora de uma decisão. Já o racionalismo voluntarista vê a vontade como guia da inteligência. Juízos de valor são julgamentos baseado em valores e tratam de questões morais e éticas, e juízos de fato são colocações formadas com base na realidade.