Filosofia, perguntado por acerolla, 6 meses atrás

Sobre os Pré-socráticos, pode-se afirmar: *

I. De acordo com Aristóteles, Tales de Mileto fora o primeiro filósofo. Muito reconhecido pelas acerta das previsões que fazia, Tales defendia a idéia da existência de um elemento primordial(arché), originário e fundante, uma "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários, o apeíron. II. Entre os Pré-socráticos não se deu uma ruptura definitiva com o mito e com o pensamento religioso, haja vista as contribuições de Pitágoras e Demócrito. III. Também chamados de Filósofos da Natureza, os pré-socráticos buscaram respostas sobre a physis e a natureza humana, por isso este período da Filosofia é denominado Período Cosmológico. IV. Ao afirmar que "o ser é" e "o não-ser não é", Parmênides está colocando em evidência aquilo que viria a ser a base do idealismo platônico. V. Para Demócrito, "tudo que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade". Demócrito fora contemporâneo de Sócrates e precursor da teoria atômica.

Somente III, IV e V são verdadeiras.

Somente IV e V são verdadeiras.

Somente II, IV e V são verdadeiras.

Somente II e V são verdadeiras.

Somente I, IV e V são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nordic
12

Somente II, IV e V são verdadeiras.

Explicação:

  • II - O período pré-socrático ainda tem marcas, resquícios, do pensamento mito-poético, e isso é demonstrado nas ideias dos pré-socráticos, nas quais podem ser percebidas ainda ideias e elementos constitutivos do discurso mítico.

  • IV - As ideias do Ser em Parmênides serviu como base para a estruturação da filosofia platônica. E isso pode ser visto nas citações de Platão a Parmênides e pelo Idealismo que é construído sobre essas ideias.

  • V - Demócrito era da Escola Atomista, defensor do princípio physiológico chamado átomo e acreditava que foi por um acaso que o mundo veio a ser.
Perguntas interessantes